Opinião: Copa Verde pode ter importância da Copa do Nordeste, mas é preciso algumas mudanças

Foto: Comunicação VNFC

É notório que o objetivo da Copa Verde não foi cumprido, criada para ser uma liga alternativa, hoje a maioria dos clubes importantes escolhem mandar times reservas ou de base.

Isso vai na contramão do que a Copa do Nordeste se tornou. As duas são Copas inter-regionais, porém possuem algumas diferenças que vamos exemplificar:

Quando você é Campeão Goiano, o simbolismo que fica é qual? Você conquistou o estado. Quando um time conquista a Copa do Nordeste, qual o simbolismo? Ele conquistou o Nordeste. No futebol, valores simbólicos, históricos e culturais possuem um peso muito grande.

Mas quando você conquista a Copa Verde, que simbolismo carrega? Não tem. Para que a competição volte a apresentar relevância, o primeiro passo é esse, pensar com uma equipe de marketing uma troca no nome, algo básico, mas que vai fazer a diferença.

Outro ponto, a questão financeira, as torcidas abraçaram tanto a idéia de “Conquistar o Nordeste”, que a Copa é vendida nacionalmente, pagando uma premiação de 600 mil na primeira fase para o grupo pior ranqueado e 1,9 milhões para o grupo melhor ranqueado.

O campeão leva mais um milhão e vaga na terceira fase da Copa do Brasil (Dados de 2021). Disputando a Copa Verde, o único prêmio é a vaga na Copa do Brasil.

Onde queremos chegar? A Copa Verde possui potencial, mas precisa evoluir.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.