Enfrentando seu primeiro momento de instabilidade na Série B e recém saído de um empate suado contra o lanterna da competição, o Vila Nova se aproveitará de um longo período de treinamentos até voltar aos gramados no próximo domingo (30), diante do Novorizontino, às 15h30, no Estádio Dr. Jorge Ismael Biasi. Em meio aos momentos de preparação, o Colorado se deparou com uma estatística histórica que consolidou neste final de turno da Segundona, porém que traz à tona memórias que preocupam os torcedores do clube goiano.
Vila Nova de olho! Punição a clube rondoniense pode garantir a permanência das Tigresas na Série A2 do Brasileirão; entenda
De acordo com um levantamento organizado e publicado pelo jornal O Popular, o Vila Nova concretizou mais um feito histórico nesta ótima campanha que vem realizando na Série B de 2023, relacionado ao seu posicionamento na tabela de classificação ao final do primeiro turno da competição. Com o final da 19ª rodada, que foi disputado na última segunda-feira (24), o Colorado foi capaz de encerrar um turno da segunda divisão nacional dentro do G4 pela terceira vez em sua história após ter chegado à marca de 34 pontos no torneio deste ano; coincidentemente, a colocação do Tigre na tabela deste ano replica os desempenhos passados do clube quando permaneceu no G4 ao final de um turno, com todas as três vezes a equipe encerrando as 19 rodadas na terceira colocação.
A primeira ocasião em que o Vila Nova foi capaz de encerrar um turno da Série B dentro do G4 foi consolidado na temporada de 2017, quando o clube goiano encerrou as 19 rodadas com 32 pontos, conquistados através de nove vitórias e cinco empates, assim acumulando um total de 56,1% de aproveitamento. No ano seguinte, novamente o Vila fez a alegria de seus torcedores ao se estabelecer na terceira colocação da competição ao final do primeiro turno, desta vez com 30 pontos somados através de oito vitórias e seis empates, sendo dono de um aproveitamento de 52,6%.
A preocupação dos torcedores com a campanha se segundo turno que está para começar em 2023, porém, parte das experiências passadas citadas acima, já que em ambas as temporadas o desempenho do Vila Nova caiu exponencialmente na reta final do campeonato. Após estacionar na terceira posição em 2017 e 2018, o Colorado caiu de produção nas 19 rodadas finais e, coincidentemente, encerrou ambas as suas campanhas na sétima colocação, assim deixando escapar o tão sonhado acesso à Série A. Diante desta enorme coincidência em campanhas passadas, portanto, os adeptos goianos torcem para que os comandados de Claudinei Oliveira tracem um novo caminho e, finalmente, sejam capazes de alcançar a vaga à elite do Brasileirão ao final do campeonato.
AGENDA
Enfrentando seu primeiro momento de instabilidade na Série B e recém saído de um empate suado contra o lanterna da competição, o Vila Nova se aproveitará de um longo período de treinamentos até voltar aos gramados no próximo domingo (30), diante do Novorizontino, às 15h30, no Estádio Dr. Jorge Ismael Biasi.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.