Vai ou não vai? Vila Nova não se posiciona sobre possível participação na Copa Verde de 2023; entenda

Copa Verde Taça Vila Nova
Foto: Fernando Torres/CBF

A permanência do Vila Nova na Série B e o final da temporada de 2022, além de comemorados, vem causando diversas repercussões dentro e fora do Tigre, entre elas a descoberta de uma possível nova participação na mesma Cope Verde que recém esteve na final, que será realizada no primeiro semestre de 2023.

Vila Nova de olho! Confira o retrospecto de acessos à Série A do provável novo treinador do Tigre

Divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último início de semana, o ofício da Copa Verde de 2023 contou com a divulgação dos critérios técnicos de seleção de participantes da próxima edição da competição, bem como já anunciou o período em que o torneio será disputado. Ao contrário da edição deste ano – que foi encerrada ainda no último final de semana, com o Vila Nova sendo derrotado nos pênaltis pelo Paysandu -, a edição de 2023 está agendada para começar no mês de abril e se encerrar ainda no começo de maio.

Em relação aos possíveis participantes, são 24 as equipes citadas pelo ofício como aptas a disputarem a competição, com a confederação pedindo para que os times confirmem sua participação ou não no torneio até a próxima sexta-feira (25), às 12h. Apesar do limite imposto pela confederação, o Vila Nova ainda não se pronunciou acerca de seu interesse de fazer parte – ou não – do torneio do ano que vem.

 Divididos em três critérios, o primeiro grupo de classificados é composto pelos campeões estaduais das federações participantes da Copa Verde, sendo eles: Humaitá-AC, Trem-AP, Manaus, Brasiliense, Real Noroeste-ES, Atlético-GO, Cuiabá, Operário-MS, Remo, Real Ariquemes-RO, São Raimundo-RR e Tocantinópolis. Já no segundo critério, os vice-colocados das oito melhores federações ranqueadas participantes do torneio também se classificaram, sendo eles: Goiás, Paysandu, União de Rondonópolis-MT, Princesa de Solimões-AM, Ceilândia, São Francisco-AC, Rio Branco-ES e Interporto-TO. Por fim, as quatro melhores equipes ranqueadas na classificação da CBF também poderão garantir presença no certame, sendo eles Vila Nova, Aparecidense, Luverdense e Atlético-AC.