Após tabela da Série B divulga, confira o histórico do Vila Nova na competição

A temporada para o Vila Nova mal começou e já tem definições para o futuro. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta última semana, os jogos da primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Será a 38ª edição na história. O Botafogo foi campeão em 2021, subiram para a Série A também: Coritiba, Goiás e Avaí. Então, o Vila Nova tem um bom histórico na Série B, contudo não conseguiu o acesso à primeira divisão.

Leia mais:

Técnico do Vila Nova fala sobre condição física da equipe após maratona de jogos

Após derrota do Vila Nova, diretor de futebol da equipe avalia atuação

Clayton celebra momento com a camisa do Vila Nova

Em 1997, o Tigrão ficou bem perto de subir para a primeira divisão. O clube se classificou para o quadrangular final ao lado de América-MG, Ponte Preta e Náutico. Uma mudança nos bastidores atrapalhou o acesso. Assim que o clube se classificou para a fase final, porém a diretoria demitiu o técnico Mauro Fernanades. O Vila Nova trouxe Paulo Gonçalves e o time conseguiu somente dois empates.

YouTube video

Em 1999, o Vila Nova se classificou para o quadrangular final novemente. Ao lado de Santa Cruz, Goiás e Bahia. Porém duas derrotas para o Goiás, além da derrota para o Bahia na última rodada, acabaram com o sonho do acesso.

Vila Nova ficou perto do acesso em 1999.

Além disso, o clube também brigou pelo o acesso em 2008, 2017 e 2018. Os três anos faltaram um pouco ousadia, dinheiro na reta final. O Vila Nova se estrutura para voltar a primeira Divisão.

Série B

Desde 2006, a segunda divisão é disputada em pontos corridos. Sete clubes são os maiores campeões, cada um com dois títulos: Goiás, Coritiba, América Mineiro, Botafogo, Paysandu, Palmeiras e Red Bull Bragantino.

Além disso, a edição conta com campeões Vasco, Grêmio, Sport, Guarani, Sampaio Corrêa e Chapecoense. O time pernambucano foi rebaixado com o Tricolor Gaúcho, Índio Condá e o Bahia. A competição está prevista para iniciar no dia 08 de abril, contudo pode ter início alterado caso a emissora de TV tenha interesse.

Portanto, a Série B é disputada no modelo de pontos corridos. Todos os clubes enfrentam em dois turnos. Subiram da Série C o Ituano que desde 2006, não participava da competição. Ao lado do Galo de Itu, também ascenderam o Criciúma que foi campeão em 2002 da segundona, Tombense que faz a sua estreia, juntamente do Novorizontino.

Jogos da primeira rodada

Ponte Preta x Grêmio

CSA x Criciúma

Sport x Sampaio Corrêa

Brusque x Guarani

Novorizontino x CRB

Londrina x Náutico

Vasco x Vila Nova

Bahia x Cruzeiro

Tombense x Operário

Chapecoense x Ituano

Fim da regra dos treinadores

Ao mesmo modo da primeira divisão, os clubes da Série B derrubaram o veto de limite de troca de técnicos. Ano passado, o clube poderia demitir somente uma vez durante a competição. Contudo, eles aproveitaram uma brecha no regulamento, no qual os técnicos deixam as equipes por um comum acordo. Agora, a medida foi extinta.

O martelo foi batido na última quinta-feira, todos os times votaram a favor do fim da regra. Então, a medida não deve voltar nas próximas edições.