Melhorando! Vila Nova diminui probabilidade de rebaixamento após empate na rodada; confira as estatísticas

Allan Aal Vila Nova
Foto: Comunicação/Vila Nova

Vila Nova e Ponte Preta se enfrentaram neste sábado (8), às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, em partida válida pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação de poucos momentos ofensivos, o Tigre foi capaz de arrancar um empate nos últimos momentos da partida com o placar de 1×1, com gols de Wallisson e Neto Pessoa. Em meio ao momento de mudança de foco para seu próximo compromisso, o Colorado se viu beneficiado pelo empate e os resultados da rodada, fatores que influenciaram diretamente sua probabilidade de rebaixamento no campeonato.

Apesar de empate, técnico do Vila Nova desaprova nível de concentração demonstrado pela equipe

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vila Nova foi capaz de reduzir para 0,47% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pelo empate diante da Ponte Preta, bem como a combinação de resultados de seus rivais diretos contra o rebaixamento, que garantiram a manutenção do Tigre longe do Z4. A estatística, que na rodada passada se encontrava em 11,7%, agora se mostra como a oitava maior da divisão, atrás de Náutico (98,6%), Brusque (96,7%), Operário (91,5%), CSA (80,7%), Novorizotnino (25%), Chapecoense (5,7%) e Guarani (1,2%).

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Colorado no campeonato, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série B. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos se mantém como o “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, total de pontos que reflete somente 0,945% de chances de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Vila Nova ainda precisa garantir mais três pontos em quatro partidas, bastando conquistar mais uma vitória.

AGENDA

Imerso em uma sequência invicta de seis partidas após ter conquistado um importante ponto diante da Ponte Preta, o Vila Nova já se vê com seu foco alterado para o próximo compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro, o qual promete ser o maior desafio da equipe goiana neste segundo turno. Na próxima sexta-feira (14), o Colorado enfrentará o Cruzeiro, em pleno OBA, às 20h30, em duelo válido pela 35ª rodada da competição.