Fisiologista retorna ao Vila Nova e elogia estrutura

Vila Nova
Foto: Reprodução/Youtube

Após quase 10 anos no Goiás, o fisiologista André Araujo retorna ao Vila Nova para trabalhar novamente. O profissional já havia trabalho no clube entre 2004 e 2005 e depois entre 2009 e 2010.

O profissional afirmou ter ficado surpreso positivamente com a estrutura atual do Vila Nova. Segundo ele, muita coisa mudou de 10 anos pra cá.

Percebi mudanças estruturais na parte administrativa e física. Muitas alterações no CT, pavimentação, qualidade dos campos, academia, departamento médico. Realmente percebi uma melhora muito grande, afinal, são 10 anos desde minha última passagem. Encontrei agora uma estrutura bem melhor

André Araujo

André é responsável por coletar e analisar dados dos jogadores, como frequência e velocidade de corrida, resistência, saltos e outros aspectos.

Com esses dados, ele auxilia a definir a carga de treinamentos baseados na probabilidade de lesões. Esse trabalho é fundamental principalmente na pré-temporada.

Esse trabalho é interdisciplinar. Está ligado ao departamento médico, à preparação física e à comissão técnica. A fisiologia flutua entre esses departamentos para dar subsídios científicos à condução das cargas de trabalho. A linha entre performance e lesão é muito tênue, então precisamos estar próximos e ter uma diretriz concreta das cargas.

André Araujo

Vila Nova treina com elenco completo

O Vila Nova começa a itensificar os treinamentos para a estreia no Campeonato Goiano no fim do mês. Diante disso, dois jogadores que renovaram seus contratos já começaram a treinar.

Trata-se do lateral Willian Formiga e o volante Arthur Rezende, ambos tiveram seus contratos renovados e se apresentaram antes dos jogadores que participaram da final da Copa Verde.

Com eles, os reforços do Vila Nova também já estão treinando no OBA. São eles: O goleiro Tony, o lateral-direito Diogo, os meias-atacantes Wagner e Matheuzinho e o atacante Jean Silva.

Atual elenco do Vila Nova para 2022:

  • Goleiros: Georgemy, Tony e Pedro Campanelli
  • Laterais: Diogo, Willian Formiga e Bruno Collaço
  • Zagueiros: Rafael Donato, Renato, Ricardo Lima e Tibúrcio
  • Meio-campistas: Moacir, Pedro Bambu, Deivid, Arthur Rezende, Pablo Roberto**, Wagner e João Lucas; Atanásio* e Gustavo*
  • Atacantes: Matheuzinho, Jean Silva, Cardoso e Clayton; Breno* e Guilherme*

*Serão agregados ao elenco depois da Copinha
**Retornou de empréstimo e tem futuro indefinido

Situação física dos jogadores do Vila Nova

Vila Nova

O Vila Nova começou sua pré-temporada nesta semana visando o ínicio do Campeonato Goiano, no fim do mês. Diante disso, após os primeiros treinamentos o preparador fisico Leonardo Bassoto avaliou as condições dos atletas.

Os atletas chegaram numa condição até boa. Foi um período de férias reduzido, de apenas três semanas, e alguns ficaram treinando em casa em suas cidades. Eles chegaram em um nível bom. Agora vamos tentar acelerar o processo para que na estreia (do Goianão) estejamos em uma condição próxima do ideal. Já o pico, sabemos que demora mais.

Leonardo Bassoto

A equipe ainda avalia a chegada de mais jogadores. Em entrevista no fim de dezembro, o presidente Jorge Hugo Bravo afirmou que o Vila Nova pode buscar mais reforços no mercaso caso veja boas oportunidades.

Até o momento, o Vila Nova anunciou cinco reforços para 2022: O goleiro Tony, o lateral-direito Diogo, os meias Wagner e Matheuzinho e o atacante Jean Silva.

Alé disso, alguns nomes permaneceram no clube: o goleiro Georgemy, os laterais Bruno Collaço e Willian Formiga, os zagueiros Renato, Ricardo Lima e Rafael Donato, os volantes Pedro Bambu, Moacir e Deivid, o meia Arthur Rezende, além do atacante Clayton.