De novo vice na Copa Verde! Vila Nova deixa escapar título inédito ao perder para o Paysandu nos pênaltis

Após 120 minutos de decisão e com requintes de emoção nos pênaltis, o Vila Nova perdeu a final da Copa Verde para o Paysandu, que chegou a terceira conquista da Copa Verde e se tornou, de forma isolada, o maior campeão. A partida de volta do torneio, neste sábado (19), aconteceu no estádio Serra Dourada, em Goiânia. A de ida terminou em 0 a 0. Já antes dos cinco minutos do confronto, os dois times tomaram a iniciativa de ataque, dando sinal de uma final quente. O duelo marcou o encontro de um representante do Centro-Oeste e outro do Norte, com o Vila em busca de um título inédito, e o Paysandu, atrás do tricampeonato.

Escalado! Confira os titulares do Vila Nova que enfrentarão o Paysandu

A equipe do Paysandu começou animada e obteve duas finalizações perigosas com seis minutos da primeira etapa. Contudo, o Vila soube equilibrar a partida. Aos 25 minutos do primeiro tempo, o meio campista Matheuzinho aproveitou o rebote dado pelo goleiro Thiago Coelho em chute do atacante Neto Pessoa e mandou a bola para a rede. O Paysandu demorou a responder o adversário e sentiu, por alguns instantes, o gol do Tigre. Aos 35 minutos, o Papão conseguiu oferecer perigo novamente. O Colorado ganhou moral com a vantagem no jogo e ameaçava o adversário no contragolpe, porém já havia o questionamento de que o time goiano poderia ou não administrar o placar. Mais 45 minutos de tensão se aproximava.

No segundo tempo, o Vila Nova mostrou que poderia ficar em uma situação mais confortável na final. Antes de completar 10 minutos, os atacantes Diego Tavares e Neto Pessoa quase ampliaram o placar. Um dos ataques acertou a trave. Por meio de algumas alterações, o técnico Márcio Fernandes, do Paysandu, tentou colocar o time de volta para o jogo, mas não mostrava a mesma agressividade de parte do primeiro tempo. Até que, aos 49 minutos da segunda etapa, João Vieira empatou para o Papão. O gol saiu no apagar das luzes e a partida terminou 1 a 1, decretando os pênaltis.

Ao decorrer das penalidades, Sousa e Diego Tavares, do Tigre, perderam. Do lado do Papão, Gabriel Davis isolou. Patrick Brey se aproximou da bola e converteu o último pênalti. Paysandu tricampeão da Copa Verde. Um título com emoção, que mostra bem como há reviravoltas no futebol.

A campanha do Vila Nova na Copa Verde começou na segunda fase, pela qual enfrentou o Operário e ganhou por 2 a 1. Diretamente para as quartas de final, venceu a equipe do Real Noroeste por 3 a 2, nos pênaltis. Enfrentou o Brasiliense na semifinal e venceu por 3 a 2 no agregado. Chegou à final de uma Copa Verde pela segunda vez seguida e perdeu nas duas oportunidades. Na ocasião de 2021, perdeu para outro time paraense, o Remo. Enquanto o Paysandu, fez 3 a 0 diante do Humaitá na segunda fase. Posteriormente, passou pelo Tocantinópolis e pelo São Raimundo (AM) e enfrentou o Tigre na grande final, se sagrando campeão nos pênaltis. Mais uma Copa Verde para a sala de troféus.