Complicou! Vila Nova aumenta probabilidade de rebaixamento após derrota; confira as estatísticas

Foto: Comunicação/Vila Nova

Vila Nova e Grêmio se enfrentaram na última sexta-feira (2), às 21h30, na Arena do Grêmio, em partida válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação com dificuldades de segurar a pressão dos donos da casa, o Tigre foi derrotado pelo rival gaúcho por 2×1, com gols de Biel, Thaciano e Matheuzinho. A derrota não só marcou o final de uma invencibilidade do Colorado que já durava oito jogos, mas também foi responsável por aumentar sua probabilidade de rebaixamento na competição, estatística calculada por uma universidade mineira.

Nada satisfeito! Vila Nova emite nota de repúdio contra arbitragem de duelo diante do Grêmio

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vila Nova foi capaz de aumentar para 71,4% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pela polêmica derrota da última sexta-feira (2), diante do Grêmio, bem como pela combinação de resultados dos rivais na briga contra a zona de rebaixamento. A estatística, que na rodada passada se encontrava em 46,6%, se mantém como a segunda maior da competição, atrás somente do Náutico (90,8%); para completar o Z4, Guarani (64,8%) e Operário (47,7%) são os clubes que se veem mais perto do descenso.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Colorado após a disputa de seu compromisso pela 28ª rodada da Segundona, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série B. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 46 pontos passa a ser o “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, pontuação que marca somente 0,166% de chances de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Vila Nova ainda precisa garantir mais 18 pontos em 10 partidas, bastando conquistar mais seis vitórias.

AGENDA

Tendo acumulado um resultado ruim para quebrar sua sequência invicta de resultados neste início de segundo turno, o Vila Nova rapidamente precisará mudar seu foco para o próximo compromisso pela divisão, que se mostra como um duelo direto contra a zona de rebaixamento, diante do Guarani, na próxima terça-feira (6), às 21h30, em pleno Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.