Nada satisfeito! Vila Nova emite nota de repúdio contra arbitragem de duelo diante do Grêmio

Vila Nova
Foto: Douglas Monteiro/Vila Nova

Vila Nova e Grêmio se enfrentaram na última sexta-feira (2), às 21h30, na Arena do Grêmio, em partida válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação com dificuldades de segurar a pressão dos donos da casa, o Tigre foi derrotado pelo rival gaúcho por 2×1, com gols de Biel, Thaciano e Matheuzinho. A derrota foi marcada por lances questionáveis relacionados à decisões da arbitragem, os quais foram alvo de uma nota de repúdio publicada pelo clube.

No precinho! Vila Nova aposta em promoções em venda de ingressos para duelo contra o Guarani

Em comunicado emitido pelo próprio clube através de suas redes sociais, o Vila Nova se mostrou direto ao reclamar não somente dos lances polêmicos protagonizados em seu último duelo, diante do Grêmio, como também em outros momentos de sua campanha na Série B. O principal foco da reclamação, porém, se mostrou o lance de origem do segundo gol do Tricolor gaúcho: após uma disputa de bola, Kaio Nunes se viu derrubado por Rodrigo Ferreira dentro da área, lance que não foi marcado pelo árbitro de campo, Sávio Pereira Sampaio; na sequência da jogada, Diogo Barbosa foi capaz de encontrar a cabeça de Thaciano, que ampliou o placar para os donos da casa.

Confira a nota emitida abaixo:

“O Vila Nova Futebol Clube repudia veementemente a atuação da arbitragem no Campeonato Brasileiro da Série B 2022.

Por repetidas vezes, com árbitros de campo e de vídeo, o Vila Nova F.C. foi prejudicado de forma substancial, sendo o último episódio diante do Grêmio, pela 28ª rodada, quando o atacante Kaio Nunes sofreu pênalti, a falta não foi marcada e na sequência do lance a equipe gaúcha marcou gol. Ao que o VAR chamou o árbitro Sávio Pereira para averiguar a penalidade, este fingiu que nada ocorreu e validou o gol do Grêmio.

É recorrente este tipo de erro na competição, não só contra o Vila Nova F.C. Contra nós, elencamos, por exemplo, o pênalti marcado a favor do Criciúma, em que a bola tocou no braço do lateral Alex Silva, que por sua vez estava com os dois braços para trás e colados em seu corpo. Com o mesmo atleta, uma expulsão contra o Novorizontino em lance que sequer houve falta.

Contra o mesmo Grêmio, o defensor gremista impediu um gol do colorado usando uma de suas mãos e não houve marcação de pênalti por parte do árbitro e nem mesmo indicação de checagem do VAR. Há ainda outros lances como a falta marcada pelo atacante Matheus Souza, que não tinha o adversário no seu campo de visão, em lance que resultaria em importante gol contra o Tombense, em Muriaé.

É inadmissível que uma ferramenta que foi criada para facilitar a atuação da arbitragem e minimizar os erros e danos advindos da aplicação da regra do jogo seja passível de tantos erros, de forma a tirar pontos valiosos e colocar em risco o trabalho de toda uma temporada.

O Vila Nova F.C. tomará todas as medidas cabíveis ante os prejuízos causados pelos erros de arbitragem e irá até as últimas instâncias em busca de justiça”.

AGENDA

Tendo acumulado um resultado ruim para quebrar sua sequência invicta de resultados neste início de segundo turno, o Vila Nova rapidamente precisará mudar seu foco para o próximo compromisso pela divisão, que se mostra como um duelo direto contra a zona de rebaixamento, diante do Guarani, na próxima terça-feira (6), às 21h30, em pleno Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.