Visando o novo calendário, CBF se posiciona sobre o futuro dos Estaduais

Apesar de não haver definição no calendário para a maior parte dos estaduais pelo país, a CBF quer que as competições estaduais e regionais, como a Copa do Nordeste terminem dentro de campo e não sejam canceladas. Alguns estaduais foram citados pela entidade e podem dividir o calendário com o Brasileirão. É o caso do Campeonato Goiano e do Paulista, que podem se estender durante a Liga nacional.

O Secretário-geral da CBF, Walter Feldman, comentou sobre a importância de terminar os estaduais pelo país. “Os campeonatos estaduais fazem parte estratégia do jeito de fazer futebol no Brasil. São muito importantes, refletem uma cultura do futebol de disputas locais. Gostaríamos de completar os estaduais, a partir daí realizar os nacionais. Talvez haja por conta desse atraso previsto essa adaptação, mas os estaduais tem que terminar pelo papel que tem visando as vagas dos campeonatos nacionais, como Copa do Brasil e Série D. Temos que encontrar os caminhos para se completarem”, revelou o dirigente da CBF.

Sobre o campeonato carioca, o primeiro estadual a retomar os jogos, Feldman falou: “Existe uma questão específica no Rio de Janeiro. Respeitamos autonomia das federações, suas polêmicas, e disputas entre clubes. Decisão da prefeitura. Eu acho que é cedo para ter uma conclusão em cima disso. a partir do dia 10 de julho, que vai consolidar uma posição previamente tomada, podemos chegar a uma conclusão. Estamos aguardando o desdobramento da decisão”, pontuou.