Tigrão tem a melhor campanha como visitante, mas atuações em casa afastam o G4

Vila Nova perdeu para Criciúma e Luverdense, jogando em casa (Foto: Cristóvão Matos / O Popular)
Vila Nova perdeu para Criciúma e Luverdense, jogando em casa (Foto: Cristóvão Matos / O Popular)

A ótima campanha do Tigrão fora de casa, consolidada com as vitórias seguidas sobre CRB e Paraná, além dos tropeços dos concorrentes na parte de cima da tabela deixaram a equipe colorada perto do G-4 da Série B. Com 36 pontos e na oitava colocação, o Tigrão tem somente dois pontos a menos que o CRB, equipe que não vence há três rodadas e que está na quarta colocação. Para aumentar ainda mais a confiança do torcedor colorado, o Vila Nova fará duas partidas seguidas em Goiânia: contra Luverdense e Londrina.

Mas jogar em casa tem sido justamente o problema do Tigrão no Campeonato Brasileiro. Em 12 jogos, foram quatro vitórias, três empates e cinco derrotas – aproveitamento de 41%. Levando em consideração somente o aproveitamento como mandante das equipes na Série B, o Vila Nova seria o 18º colocado, com 15 pontos, à frente apenas de Joinville e Sampaio Corrêa, que estão na zona de rebaixamento.

Em contrapartida, o Colorado é o melhor visitante do Campeonato Brasileiro. Foram seis vitórias – contra Luverdense, Oeste, Bahia, Vasco, CRB e Paraná –, três empates e quatro derrotas. Ao todo, 21 dos 36 pontos do Tigrão na Série B foram conquistados longe de seu torcedor. O Vasco é o segundo melhor visitante, com 20 pontos conquistados fora do Rio de Janeiro.

Para tentar melhorar o desempenho em Goiânia, a diretoria do Vila Nova transferiu de volta os jogos do estádio Onésio Brasileiro Alvarenga para o Serra Dourada. De acordo com o presidente Gutemberg Veronez, assim que o clube alcançar 45 pontos, meta estabelecida para escapar do rebaixamento, o Vila voltará para o OBA. Vale lembrar que o aproveitamento do time no Serra Dourada também não foi bom no início do campeonato – perdeu para Criciúma e CRB, por exemplo.

Campanha do Tigrão na Série B

36 pontos: 10 vitórias, 6 empates, 9 derrotas – 48% de aproveitamento

Em casa:
4 vitórias, 3 empates, 5 derrotas (41% de aproveitamento)

* Uma das derrotas foi para o Vasco, em Brasília
* Foram duas derrotas no Serra Dourada e duas no OBA
* Um dos empates foi contra o Goiás, no Serra Dourada
* Um dos empates foi contra o Atlético-GO, no Serra Dourada

Fora de casa (melhor visitante da competição):
6 vitórias, 3 empates, 4 derrotas (53% de aproveitamento)

* Uma derrota foi em clássico contra o Atlético-GO, no Serra Dourada