Técnico do Vila Nova em 2001 relembra o título conquistado sobre o Goiás

O grande rival do Tigrão, o Goiás, que vivia o seu auge no final da década de 1990 ao ganhar 5 títulos consecutivos do Goianão, entre 1996 e 2000 e representava o estado na principal divisão do Brasileirão, teve a hegemonia interrompida pelo colorado, que impediu o rival de ganhar o seu hexacampeonato estadual seguido e foi campeão em 2001. O ex-técnico do clube, Arthurzinho contou um pouco sobre a reviravolta e o grande título estadual conquistado pelo Vila Nova, o último havia sido em 1995.

Em entrevista à rádio Sagres AM 730, o ex-comandante falou um pouco sobre os bastidores da conquista e revelou os segredos que fizeram o clube destronar o seu arquirrival:

“É ótimo relembrar essa conquista. Reputo como uma das minhas principais conquistas como profissional. Tive a felicidade de conquistar vários títulos como técnico e atleta, mas essa foi muito significativa, até porque considero que foi contra o melhor Goiás de todos os tempos”, revelou Arthurzinho.

O ex-treinador lembrou de grandes nomes que fizeram parte daquele time do Goiás, vice-campeão em 2001: “Se você analisar que o Goiás tinha Harlei, Jonathan, Sílvio Criciúma, Índio, Marquinhos, Josué, que foi campeão do mundo e jogou em seleção brasileira, Danilo, Dill, Araújo e Fernandão, quer dizer, era um timaço, e conquistamos esse título vencendo os dois jogos finais”, comentou o ex-comandante vilanovense.

No elenco colorado, também haviam nomes de destaque, como: Fernando Prass, que estava iniciando a sua carreira, os zagueiros Rogério Corrêa e Wladimir e um belo ataque com Túlio Maravilha, Anderson Barbosa, Finazzi e Wando, que seria um dos grandes ídolos recentes do clube.

“Não tínhamos um líder em termos de condução do grupo, mas tínhamos um líder técnico. O Túlio era esse líder técnico, enquanto o Fernando Prass, apesar de muito jovem, tinha uma condução dentro do campo e no treinamento, de tão esforçado e dedicado que era, que passava esse perfil para os outros. Tínhamos o Wladimir, o nosso capitão, um garoto vindo do Goiás e que admiro muito, era um líder, mas sem alarde e confusão”, contou Arthurzinho sobre as principais lideranças do clube dentro e fora de campo.

Confira a ficha técnica da partida final:

Ficha técnica: Vila Nova 3-1 Goiás

Segundo jogo da final do Campeonato Goiano de 2001

Data: domingo, 3 de junho de 2009

Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia, Goiás

Vila Nova: Fernando Prass; Aírton, Rogério Corrêa, Wladimir e Dejair; Cléber Goiano (Saymon), Donizete, Carioca e Serginho (Wando); Túlio e Anderson Barbosa (Finazzi). Treinador: Arturzinho

Goiás: Harlei; Cláudio, Índio, Silvio Criciúma e Marquinhos (Zé Carlos); Josué, Marabá, Danilo e Fernandão; Dill e Araújo (Luciano Goiano). Treinador: Vica

Gols: Rogério Corrêa (Vila Nova), aos 12 minutos do primeiro tempo (1-0); Serginho (Vila Nova), aos 51 minutos do primeiro tempo (2-0); Túlio (Vila Nova), aos 22 minutos do segundo tempo (3-0); Luciano Goiano (Goiás), aos 37 minutos do segundo tempo