Vila Nova x Goiás: Ministério Público recomenda clássicos com torcida única

Vila Nova e Goiás voltam a se enfrentar pela Série B no dia 14 de outubro, e o Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomenda que o clássico seja realizado com torcida única no Serra Dourada. A informação foi publicada pelo jornal O Popular e confirmada pelo GloboEsporte.com nesta quarta-feira.

O promotor Sandro Halfeld, coordenador do Grupo Especial de Atuação em Grandes Eventos do Futebol (Gfut), foi quem protocolou a ação civil pública na Justiça e aguarda decisão na próxima semana. Como o Vila Nova é o clube mandante neste duelo do segundo turno, apenas colorados poderão ir ao jogo se o pedido for deferido. No entanto, a medida valeria também para futuros clássicos.

No primeiro duelo entre os rivais, em 24 de junho, pela 10ª rodada, as torcidas de Goiás e Vila entraram em confronto na geral do Serra Dourada ao fim da partida. Um torcedor esmeraldino foi espancado e ficou desacordado no local. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral para tentar conter a confusão generalizada.

– Houve a recomendação de torcida única antes do clássico do primeiro turno, mas ela foi ignorada. Não fizeram (com torcida única), e houve a briga. Agora, trabalhamos para fundamentar essa ação, que foi protocolada na terça-feira – disse ao jornal o promotor.

Posteriormente, o Serra foi interditado até que cumprisse exigências feitas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A liberação só veio quando grades foram instaladas na geral para evitar brigas.

Goiás e Vila Nova foram punidos pelo STJD com multa pecuniára e a realização de partidas com portões fechados em Goiânia. Mandante, o Alviverde cumpriu cinco jogos e só volta a receber torcedores no estádio no próximo sábado (23), quando encara o Paysandu. O Tigre cumpriu três partidas sem torcida e uma a 200km da Capital, em Itumbiara.

Fonte: Globoesporte