Protocolo da CBF tem várias limitações para a volta do futebol em meio à pandemia do Coronavírus

Foto: Twitter Oficial do Vila Nova FC

O novo protocolo da CBF, criado em meio à pandemia do novo coronavírus, possui diversas limitações. O novo protocolo é baseado no protocolo da Bundesliga, a liga alemã de futebol, que já retomou as suas competições há duas semanas. Como citado no portal recentemente, o novo protocolo planeja reduzir a quantidade de pessoas nas partidas, com no máximo 40 pessoas por clube, além do uso de máscaras nos treinamentos, no banco de reservas e nas dependências dos clubes.

Uma das novidades que foram confirmadas pela própria entidade é a redução no número de gandulas e maqueiros, com limite de 10 por partida. Esses profissionais, inclusive, devem usar máscaras de proteção e “face shield” (espécie de máscara com proteção em plástico, colocada por cima das máscaras comuns).

O início do Brasileirão, bem como os estaduais, ainda não têm previsão de retorno, mas alguns times pelo país, já vêm retomando as atividades aos poucos, como é o caso de Grêmio e Internacional, além de outras equipes menores do Rio Grande do Sul. Em todo o país são 394.507 casos confirmados, com 24.600 mortes em decorrência da Covid-19. O país já é o segundo em número de casos confirmados em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.