Vila Nova supera gol ‘relâmpago’, empata com o Real Noroeste e se classifica à 2ª fase da Copa do Brasil

Vila Nova x Real Noroeste 2023
Foto: Breno Bonfá

Vila Nova e Real Noroeste se enfrentaram nesta terça-feira (28), às 20h, no Estádio José Olímpio da Rocha, em partida válida pela 1ª fase da Copa do Brasil 2023. Apresentando uma atuação marcada por um bom volume ofensivo, porém com um erro quase fatal cometido no setor de defesa, o Tigre só foi capaz de empatar pelo placar de 1×1, com gols de Dudu Pedrotti e Lourenço. Mesmo com a igualdade, os comandados de Claudinei Oliveira alcançaram a classificação para a próxima fase da competição por conta da vantagem da equipe visitante na disputa, agora aguardando o vencedor de São Bernardo-SP x Náutico.

PRIMEIRO TEMPO

Se aproveitando do fator casa e da necessidade de vitória para alcançar a classificação, o Real Noroeste partiu para cima do Vila Nova e foi quem apresentou mais perigo durante o momento inicial do embate. Através de investidas promovidas pelos laterais Gabriel Santos e Guga, a equipe capixaba até mesmo chegou à área do Colorado em algumas ocasiões, mas falhou em registrar finalizações com potencial de inaugurar o placar. O Tigre, por sua vez, optou por explorar os espaços deixados pela zaga adversária e concretizar ataques pontuais, protagonizados por Neto Pessoa e Marlone. Na melhor chance da etapa, Guilherme Parede disparou um forte chute de dentro da área, chance que foi impedida pelo goleiro Neguete através de uma boa defesa.

SEGUNDO TEMPO

O início da segunda etapa aparentou contradizer o que foi visto ao final do primeiro tempo, já que o Real Noroeste foi quem iniciou o segundo período da partida mais forte e, consequentemente, chegou ao gol inaugural da noite. Logo no primeiro minuto, Dudu Pedrotti se aproveitou de uma falha de Eduardo Doma e bateu rasteiro para estufar a rede do Colorado. O tento prontificou algumas mudanças no time de Claudinei Oliveira, as quais aparentaram causar um efeito imediato aos 13′, quando Neguete realizou mais uma boa defesa para manter seu gol intocado.

Os minutos seguintes aparentaram consagrar os goleiros de ambas as equipes, já que, em seguida, Vanderlei foi responsável por dar fim a um perigo de segundo gol dos donos da casa, após uma bola ser alçada dentro da área colorada. Sedento por um gol para igualar a fatura e voltar à vantagem da classificação, o Vila Nova enfim chegou ao seu tento aos 20′; após receber a bola na entrada da área e cortar a defesa capixaba, Lourenço disparou uma bola rasteira em direção ao gol para igualar a fatura na noite. Já aos 24′, por pouco o Tigre ainda não foi capaz de rapidamente desequilibrar o placar ao seu favor, com João Lucas aproveitando uma bola na trave para finalizar com perigo, mas só vendo a redonda se isolar na linha de fundo.

Apesar da crescente pressão dos donos da casa nos momentos finais da partida, o Vila Nova foi capaz de se segurar e demonstrar solidez defensiva, assim garantindo o empate. Por conta das regras da competição nesta fase inicial, o Colorado foi capaz de garantir a classificação à segunda fase, uma vez que as equipes visitantes ostentam uma vantagem na disputa em caso de empate.