Punição? Duelo entre Santos e Vila Nova irá para a justiça; entenda

Vila Nova x Santos - Foto: Divulgação
Vila Nova x Santos - Foto: Divulgação

Vila Nova de Olho! O Santos foi denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por incidentes contra o Vila Nova e o CRB pelas 35ª e 37ª rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. A 1ª Comissão Disciplinar vai julgar o clube nesta quarta-feira (11), às 11h30min, pelo artigo 213 na vitória sobre o Vila Nova por 3 a 0, na Vila, no dia 2 de novembro.

Vila Nova
Santos x Vila Nova. Foto: Roberto Corrêa

Na súmula, o árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz registrou um drone acima do estádio.

“Informo que aos 50 minutos de jogo do segundo tempo, havia um drone sobrevoando o estádio não sendo necessário a paralisação da partida”, registrou a súmula.

A outra partida se trata da derrota para o CRB por 2 a 0, na Vila, no dia 17 de novembro. O julgamento também acontece nesta quarta-feira (11) mais cedo, às 10 horas, pela 4ª Comissão Disciplinar, incluso no artigo 191. Na súmula do confronto, o árbitro Ramon Abatti Abel registrou a homenagem feita ao Rei Pelé no último jogo do Peixe como mandante na Série B e sinalizadores acesos pela torcida santista.

“Aos 10 minutos do primeiro tempo, quando o jogo se encontraca paralisado em um tiro de meta, houve uma homenagen ao Rei Pelé onde o jogador do Santos foi até o meio do campo e mostrou a camisa de número 10. Este fato teve autorização do DCO e concordância de ambas as equipes. (…) Informo que aos 43 minutos do segundo tempo, foi aceso sinalizadores onde encontravam-se a torcida mandante. Informo ainda que foi solicitado ao delegado da partida, que fosse anunciado no sistema de som do estádio para que os sinalizadores fossem apagados”, diz na súmula.

Veja o que diz o artigo 213:

Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I – desordens em sua praça de desporto; II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.  PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

§ 1º Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.

Veja o que diz o artigo 213:

Deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento:  de regulamento, geral ou especial, de competição.

Vila Nova em 2025

O Tigre em 2025 joga o Campeonato Brasileiro da Série B, Copa do Brasil e Campeonato Goiano.

vila nova serie b
Antonio Pereira/ AGIF