Vila Nova de olho! CBF reforça seu compromisso com o futebol sem preconceitos

Vila Nova de olho na CBF - Foto: Divulgação
Vila Nova de olho na CBF - Foto: Divulgação

Vila Nova de olho! O dia 3 de julho é lembrado como o Dia Nacional do Combate à Discriminação Racial e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com o futebol sem preconceitos.

Vila Nova
Foto: Roberto Corrêa/Vila Nova

Não à toa a entidade é a primeira federação do mundo a instituir punição em casos de racismo no Regulamento Geral de Competições. Segundo a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, discriminação racial define-se por:

“Toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública”.

Em 2024, a CBF lançou o programa “Professoras Pretas” no dia em que o Observatório da Discriminação Racial no Futebol completou 10 anos. O projeto reforça o compromisso da CBF de incentivar cada vez mais a participação de mulheres no futebol e de desenvolver o futebol feminino.