Vila Nova de olho! Ronaldo Nazário, o Fenômeno, tem intenção de concorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na eleição de 2025. Segundo o jornal espanhol Sport, o ex-atacante também planeja uma possível contratação do técnico Pep Guardiola para assumir o comando da Seleção Brasileira.
O ex-jogador, que é dono do Valladolid, da Espanha, e ex-proprietário da SAF do Cruzeiro, pretende usar sua rede de relacionamentos e legado no futebol para viabilizar sua candidatura. De acordo com o Sport, Ronaldo teria acumulado contatos influentes na elite empresarial, política e social ao longo de sua carreira, que agora podem ser decisivos em sua estratégia.
“Ronaldo foi tecendo uma rede de contatos na elite empresarial, social, política e até nas altas esferas judiciais, que agora irá ativar, juntamente com seu carisma e legado como um dos melhores jogadores de futebol da história, para divulgar sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, diz o veículo espanhol em sua publicação.
Outro ponto destacado é o interesse de Ronaldo em trazer Pep Guardiola para a Seleção. O contrato do treinador com o Manchester City termina em 2025, e o ex-atacante avalia essa possibilidade como parte de seu plano de gestão.
Apesar do interesse, Ronaldo enfrentará obstáculos para formalizar sua candidatura. Será necessário obter apoio de pelo menos quatro federações estaduais e quatro clubes das séries A ou B. Caso consiga, ele terá de convencer o colégio eleitoral da CBF, composto por federações e clubes, a votar majoritariamente em sua chapa.
A ideia de Ronaldo assumir um cargo de liderança no futebol brasileiro não é nova. Em 2012, ele declarou em entrevista que tinha interesse em ser presidente da entidade no futuro. Já em 2022, após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo, o Fenômeno se colocou à disposição da confederação para colaborar em qualquer área necessária.
Com o mandato de Ednaldo Rodrigues chegando ao fim em 2026, o pleito de 2025 será decisivo para o futuro da CBF.
Vila Nova, CBF e a Copa Verde
A CBF deve divulgar o calendário da Copa Verde de 2025, confirmando a manutenção da competição, assim como a Copa do Nordeste. Apesar de especulações sobre possíveis cancelamentos devido ao calendário apertado com o Super Mundial, a entidade garantiu que ambas as disputas estão mantidas e continuam garantindo vaga na terceira fase da Copa do Brasil para o campeão. O Vila Nova, atual vice-campeão da competição, já manifestou interesse em participar novamente.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.