Vila Nova de olho! CBF anuncia realização da Copa Verde 2023 e indica possíveis participantes; confira

Copa Verde Taça Vila Nova
Foto: Fernando Torres/CBF

Com a derrota nos pênaltis diante do Paysandu pela final da Copa Verde, o Vila Nova enfim consolidou sua última partida de 2022, um ano que se mostrou recheado de altos e baixos, porém se encerrou com um saldo positivo para o Colorado. A permanência na Série B e o final da temporada de 2022, além de comemorados, vem causando diversas repercussões dentro e fora do Tigre, entre elas a descoberta de uma possível nova participação na mesma Cope Verde que recém esteve na final, que será realizada no primeiro semestre de 2023.

Jornalista revela motivo por trás de saída de Allan Aal do comando do Vila Nova

Divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último início de semana, o ofício da Copa Verde de 2023 contou com a divulgação dos critérios técnicos de seleção de participantes da próxima edição da competição, bem como já anunciou o período em que o torneio será disputado. Ao contrário da edição deste ano – que foi encerrada ainda no último final de semana, com o Vila Nova sendo derrotado nos pênaltis pelo Paysandu -, a edição de 2023 está agendada para começar no mês de abril e se encerrar ainda no começo de maio.

Em relação aos possíveis participantes, são 24 as equipes citadas pelo ofício como aptas a disputarem a competição, com a confederação pedindo para que os times confirmem sua participação ou não no torneio até a próxima sexta-feira (25), às 12h. Divididos em três critérios, o primeiro grupo de classificados é composto pelos campeões estaduais das federações participantes da Copa Verde, sendo eles: Humaitá-AC, Trem-AP, Manaus, Brasiliense, Real Noroeste-ES, Atlético-GO, Cuiabá, Operário-MS, Remo, Real Ariquemes-RO, São Raimundo-RR e Tocantinópolis.

Já no segundo critério, os vice-colocados das oito melhores federações ranqueadas participantes do torneio também se classificaram, sendo eles: Goiás, Paysandu, União de Rondonópolis-MT, Princesa de Solimões-AM, Ceilândia, São Francisco-AC, Rio Branco-ES e Interporto-TO. Por fim, as quatro melhores equipes ranqueadas na classificação da CBF também poderão garantir presença no certame, sendo eles Vila Nova, Aparecidense, Luverdense e Atlético-AC.