Copa Verde Vila Nova
Foto: Fernando Torres/CBF

Vila Nova de Olho! CBF divulga como fica tabela da Copa Verde após desistência do Atlético/GO

A CBF divulgou a tabela da Copa Verde após as desistências de Atlético-GO e Cuiabá. A competição regional terá três clubes goianos: Aparecidense, Goiás e Vila Nova. O trio vai estrear na 2ª fase, em jogo único. A tabela precisou ser ajustada após Dragão e Dourado recusarem participação no torneio.

Luverdense e São Raimundo-RR herdaram as vagas de Cuiabá e Atlético-GO. Havia a expectativa de que Anápolis ou Goiânia fosse convidado, mas isso não ocorreu por causa do critério adotado pela CBF para definir os substitutos.

O futebol goiano tem duas vagas garantidas: campeão do Goianão e uma vaga pela Federação Goiana de Futebol, por estar entre as oito melhores no Ranking das Federações. A terceira vaga é destinada via Ranking Nacional de Clubes (RNC).

O Vila “herdou” a vaga como melhor classificado do Estadual, a Aparecidense ganhou a vaga pelo posicionamento da Federação, enquanto o Goiás seguiu com sua vaga pelo ranking de clubes.

Vila Nova
Foto: Comunicação/Vila Nova F.C.

A CBF destinou a vaga que seria do Atlético-GO para o clube melhor posicionado no RNC entre as federações com equipes garantidas na Copa Verde. Por isso, a escolha do São Raimundo-RR (72º colocado) e não de outro clube goiano, como Anápolis (81º) e Goiânia (223º).

Com as mudanças, a Aparecidense, que estrearia na 1ª fase, vai iniciar a competição na 2ª fase e jogará como mandante – no cenário anterior, com Atlético-GO e Cuiabá, o Camaleão jogaria o torneio desde o início e seria visitante no duelo da 2ª fase.

Atual vice-campeão e clube goiano com mais participações (seis) e jogos disputados (34) na Copa Verde, o Vila Nova vai enfrentar o vencedor do confronto entre Operário-MS x Luverdense.

Único campeão pelo futebol goiano (em 2023), o Goiás encara na 2ª fase quem passar do duelo entre Vitória-ES x Rio Branco-ES.

Já a Aparecidense, que volta a disputar a Copa Verde depois de cinco temporadas (a última foi em 2020), vai desafiar o classificado da eliminatória entre União-MT x União-TO.

Confira os jogos das duas primeiras fases da Copa Verde: 1ª fase (jogo único com vantagem do empate para o visitante):
A1: Porto Velho-RO x Humaitá-AC
A2: Águia de Marabá-PA x Independência-AC
A3: São Raimundo-RR x Trem-AP
A4: Tocantinópolis-TO x GAS-RR
A5: Vitória-ES x Rio Branco-ES
A6: União-MT x União x TO
A7: Operário-MS x Luverdense-MT
A8: Ceilândia-DF x Capital-DF

2ª fase (jogo único, em caso de empate a definição do classificado vai para os pênaltis):
Paysandu x A1
Manaus x A2
Remo x A3
Amazonas x A4
Goiás x A5
Aparecidense x A6
Vila Nova x A7
Brasiliense x A8

A partir da 3ª fase, as quartas de final, os jogos são de ida e volta. Em eventuais classificações dos clubes goianos, Goiás e Aparecidense podem duelar em uma chave, enquanto o Vila Nova pode desafiar o Brasiliense.

Na semifinal, poderá ter outro confronto entre goianos, incluindo o clássico entre Goiás e Vila Nova, que se enfrentaram nas quartas de final da edição de 2024 (os coloradas avançaram).

Vila Nova em 2025

O Vila Nova em 2025 joga o Campeonato Brasileiro da Série B, Copa do Brasil e Campeonato Goiano.

Vila Nova
Vila Nova. Foto: Roberto Corrêa