Vila Nova atrás! Confira o retrospecto histórico do Colorado contra o Vasco

Foto: Heber Gomes

Vila Nova e Vasco se enfrentam neste sábado (23), às 16h30, no Estádio Serra Dourada, em partida válida pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Disposto a capitalizar diante de alguns pontos apresentados em sua última atuação, o Tigre apostará em algumas possíveis mudanças em seu elenco para que, assim, possa iniciar um processo de revolução de sua campanha na segunda divisão nacional neste início de segundo turno. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Colorado terá que se mostrar ainda mais determinado, já que a equipe se encontra atrás de seu rival carioca nos duelos que ambos já disputaram.

Imperdoável! Torcida do Vila Nova se revolta diante de gafe cometida por canal televisivo; confira as reações

Ao todo, Vila Nova e Vasco já se enfrentaram em 14 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido aos diversos hiatos que a disputa presenciou ao longo das últimas décadas. Após o segundo encontro no início dos anos 80, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 1998, enfim quebrando um longo intervalo que já durava 17 anos; além deste marco, os times também ficaram sem se encontrar por 11 anos (entre 1998 e 2009) e, mais recentemente, cinco anos (2009 e 2014). Esta, inclusive, será a nona ocasião em que o Colorado e o Tricolor disputam um duelo válido pela segundo divisão nacional.

Já foram registradas duas vitórias do Tigre, enquanto o clube carioca foi capaz de triunfar em nove ocasiões, com três empates também sendo registrados. Vila Nova e Vasco também se encontram desiguais no quesito de gols marcados; levando em conta todos os 14 duelos, o Vila foi capaz de marcar 11 gols, acumulando uma média de 0,79 tento por jogo, número que é superado pelo Cruzmaltino, que já marcou 26 tentos e acumula uma média de 1,86 gols por partida.

Vila Nova x Vasco 2021
Foto: Divulgação

Excluindo o duelo da rodada inaugural da Série B deste ano, o último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado no ano passado, válido pela 36ª rodada da segunda divisão. Na ocasião, o Vila Nova ainda buscava concretizar sua permanência na divisão, enquanto o Vasco já se encontrava sem perspectivas de subir de divisão, habitando o meio da tabela. Refletindo o momento em que ambos estavam imersos na competição, porém, a partida se encerrou em um empate por 2×2, com gols de Pedro Bambu e Clayton por parte do Tigre.

Caso precise de inspiração para triunfar neste sábado, em pleno Serra Dourada, os comandados de Allan Aal precisarão resgatar do fundo de sua memória a última ocasião em que foi capaz de realizar tal feito. Há oito anos, o Tigre protagonizou um triunfo diante de seu rival carioca na condição de mandante, porém em partida realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília; em partida válida pela 17ª rodada da Série B de 2014, o Vila Nova foi capaz de se sagrar vitorioso pelo placar de 2×1, com gols de Jheimy e Júnior Xuxa.

AGENDA

Após encerrar o primeiro turno da competição na lanterna da tabela, o Vila Nova pretende se aproveitar das chegadas de novos jogadores para revolucionar sua campanha e se manter na Série B de 2023. Para isso, sua caminhada no segundo turno se inicia no próximo sábado (23), às 16h30, em pleno Estádio Serra Dourada, diante do Vasco.