Vila Nova e Cruzeiro se enfrentaram na última sexta-feira (1), no Mineirão, em partida válida pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação abaixo do esperado e se vendo totalmente dominado pelo adversário, o Tigre foi superado pelo líder do campeonato pelo placar de 2×0, com gols de Wagner Leonardo e Luvannor. Com a derrota, Dado Cavalcanti não foi capaz de se manter no cargo de treinador do Colorado e, assim, deixa o comando técnico da equipe. Confira a trajetória do comandante à frente do Vila.
Cruzeiro x Vila Nova: Veja os gols e melhores momentos do jogo
Imerso em um começo irregular de campanha na Série B, o Vila Nova apostou na contratação de Dado Cavalcanti para revolucionar a campanha da equipe goiana, focando na missão de se afastar da zona de rebaixamento no início do campeonato. Antes de participar de sua primeira partida no comando do Tigre, a equipe se encontrava na 16ª colocação, tendo acumulado somente sete pontos em seus primeiros sete jogos.
Em um primeiro momento, Dado foi capaz de impedir que o Vila adentrasse a zona de rebaixamento, ao comandar a equipe em um duelo sem gols diante da Chapecoense, que se encerrou pelo placar de 0x0 e, assim, garantiu a manutenção do Colorado na 16ª colocação. Porém, mais um empate sem gols na rodada seguinte – diante do Grêmio – não foi o suficiente para impedir a inclusão do Vila Nova no Z4, com o time caindo para a vice-lanterna após somente herdar mais um ponto em seu compromisso.

O terceiro empate seguido, desta vez diante do Guarani em um duelo direto contra a lanterna da competição, esboçou uma pequena reação da equipe da capital goiana, já que os comandados de Dado Cavalcanti se viram uma posição acima na tabela, na 18ª colocação. Derrotas em suas duas partidas seguintes diante de Brusque (2×0) e CRB (1×0) apagou qualquer perspectiva de reação para o Vila Nova, com Dado, enfim, encarando a nova realidade de precisar encontrar forças para resgatar o clube da lanterna da segunda divisão – posição que não foi capaz de deixar até o duelo que concretizou sua demissão, diante do líder do campeonato.
Quatro empates e três derrotas depois, Dado Cavalcanti deixa o comando do Colorado sem ter conseguido resgatar a moral da equipe dentro de campo e imergindo o clube em uma situação delicada para a continuidade do campeonato. Além da herança factual, o treinador também deixa para trás uma revolução no estilo de jogo que a equipe costumava apresentar dentro de campo, impondo uma metodologia mais ofensiva e rodízios no time principal, concedendo chances a Tony, por exemplo.
AGENDA
Após acumular mais uma derrota fora de casa diante do líder da competição, o Vila Nova já dá o pontapé inicial em mais um período de preparação para seu próximo duelo, que, novamente, será contra uma equipe do topo da tabela. Em casa, o Colorado enfrentará o Bahia, na próxima sexta-feira (8), às 19h, em duelo válido pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.

