Tigrão abrirá mão de Copa Verde, para disputa de Copa do Brasil

O presidente do Tigrão, Ecival Martins, já havia revelado o retorno do Vila Nova à Copa do Brasil depois de 11 anos, porém, nesta quarta-feira, durante o Conselho Técnico do Campeonato Goiano, o dirigente também confirmou que o clube terá de abrir mão da Copa Verde. Em 2016, o colorado disputou a competição regional e acabou eliminado nas quartas de final pelo Gama.

A escolha por uma das duas competições teve de ser feita devido à incompatibilidade de datas e também seguindo “critério da CBF”, ainda não divulgado pela entidade nacional. Sendo assim, o Vila Nova disputará o Campeonato Goiano, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro no ano que vem.

O clube não participa da Copa do Brasil desde 2006, quando foi eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final. Para disputar o torneio nacional era preciso ser finalista do Campeonato Goiano no ano anterior. O número de vagas para o estado ainda aumentou para três nas últimas temporadas, mesmo assim, o Vila não conseguiu tal colocação – terminou o último Goianão 2016 em quarto.

A classificação para a Copa do Brasil de 2017 ocorreu por causa dos bons resultados conquistados desde o ano passado. A campanha segura na Série B do Brasileirão também ajudou. Após a Série A do Campeonato Brasileiro, a CBF divulgará o novo ranking nacional de clubes, que também serve como critério de classificação para a Copa do Brasil. O Vila Nova ganhará posições neste ranking.