Vila Nova e Criciúma se enfrentaram na última terça-feira (4), às 19h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida válida pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação predominantemente defensiva, porém se aproveitando de uma penalidade registrada nos minutos finais do duelo, o Tigre foi capaz de triunfar diante de seu rival catarinense pelo placar magro de 1×0, com gol de Arthur Rezende. Além da vitória, o Colorado se viu beneficiado pelos resultados da rodada, fatores que influenciaram diretamente sua probabilidade de rebaixamento no campeonato.
Técnico do Vila Nova fala sobre iminência de se salvar na Série B e exalta comemoração da vitória: “A alegria foi contagiante”
De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vila Nova foi capaz de reduzir para 1,6% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pela vitória diante do Criciúma, bem como a combinação de resultados de seus rivais diretos contra o rebaixamento, que garantiram a manutenção do Tigre longe do Z4. A estatística, que na rodada passada se encontrava em 11,7%, agora se mostra como a sétima maior da divisão, atrás de Náutico (97%), Brusque (94,8%), Operário (91,3%), CSA (77,1%), Novorizontino (27,5%) e Chapecoense (9,3%).
Além de providenciar números que evidenciam a situação do Colorado no campeonato, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série B. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos já não se mostra o melhor “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, com as equipes agora mirando os 46 pontos, total que reflete somente 0,545% de chances de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Vila Nova ainda precisa garantir mais cinco pontos em cinco partidas, bastando conquistar mais duas vitórias.
AGENDA
Após retornar ao caminho das vitórias diante do Criciúma, o Vila Nova segue inspirado a se manter longe da zona de rebaixamento através de mais resultados positivos, assim chegando perto do objetivo de concretizar sua permanência na divisão. Para isso, o Colorado aproveitará pouco tempo de preparação antes de seu próximo compromisso, diante da Ponte Preta, no próximo sábado (8), às 19h, em pleno Estádio Moisés Lucarelli.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.