Pequeno aumento! Vila Nova aumenta probabilidade de rebaixamento após empate; confira as estatísticas

Foto: Wesley Costa/O Popular

Vila Nova e Operário se enfrentaram na última sexta-feira (30), às 19h, no Estádio Germano Kruger, em partida válida pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação de momentos mistos, o Tigre só foi capaz de arrancar uma igualdade pelo placar de 1×1, com gols de Paulo Victor e Neto Pessoa. Em meio ao processo de mudança de foco para seu próximo compromisso, o Colorado não se viu beneficiado pelo resultado conquistado na partida, o qual influenciou diretamente sua probabilidade de rebaixamento no campeonato.

Vila Nova de olho! CBF divulga tabela detalhada das últimas três rodadas da Série B; confira

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vila Nova aumentou para 12,5% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pelo empate diante do Operário, bem como a combinação de resultados de seus rivais diretos contra o rebaixamento. A estatística, que na rodada passada se encontrava em 11,7%, agora se mostra como a sexta maior da divisão, atrás de Náutico (99%), Brusque (88,1%), Operário (78,4%), CSA (68,3%), e Novorizotnino (30,6%).

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Colorado no campeonato, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série B. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos já não se mostra o melhor “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, com as equipes agora mirando os 46 pontos, total que reflete somente 0,403% de chances de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Vila Nova ainda precisa garantir mais oito pontos em seis partidas, bastando conquistar mais três vitórias.

AGENDA

Após encerrar sua sequência de vitórias com um resultado satisfatório diante do Operário, o Vila Nova poderá aproveitar pouco tempo de recuperação e preparação para seu próximo compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro, diante do Criciúma, na próxima terça-feira (4), às 19h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.