Muralha! Vila Nova melhora números defensivos em relação ao 1º turno e técnico credita evolução ao aumento de confiança

Foto: Divulgação/Vila Nova FC

Após conquistar uma virada heroica diante do Guarani para se manter vivo na luta contra a zona de rebaixamento, o Vila Nova buscará continuar a revolução de sua campanha na Série B do Campeonato Brasileiro somente no dia 17 de setembro (sábado), às 16h30, diante do Brusque, no Estádio Augusto Bauer, em partida válida pela 30ª rodada do torneio. Em meio ao processo de descanso e mudança de foco para seu próximo compromisso, o Colorado foi alvo de repercussão por conta do aprimoramento de seu sistema defensivo, que vem sendo essencial para a reação da equipe no torneio nacional e elogiado pelo técnico Allan Aal.

R$ 20 milhões! Vila Nova assina primeiro contrato profissional de jovem da base com direito à multa valiosa

Entre as diversas evoluções que o Vila Nova pôde evidenciar desde a chegada do técnico Allan Aal e da virada de turno na Série B do Campeonato Brasileiro, a solidificação do sistema defensivo vem sendo um dos principais pontos causadores da melhora da equipe na Segundona. Em somente dez jogos do segundo turno, o Colorado foi capaz de melhorar exponencialmente seu ímpeto defensivo e alcançar a marca de 0,7 tentos sofridos por duelo da segunda metade do campeonato; a evolução é clara quando levados em contas os números defensivos da primeira etapa da competição, quando o Tigre já foi capaz de atingir a marca de 1,4 gols sofridos por embate, mas encerrou o primeiro turno com a estatística em 1,05.

Curiosamente, o sistema defensivo do Vila Nova não tem sido essencial para o sucesso da equipe dentro de campo no quesito de solidez, mas também tem sido posto em evidencia por conta de seu caráter “artilheiro” neste segundo turno. Há dois meses sendo comandado pelo técnico Allan Aal, o zagueiro Rafael Donato tem reafirmado seu papel de líder e figura de referência dentro de campo, não somente por ostentar a braçadeira de capitão ou por fazer parte de uma defesa que pouco é vazada, mas também por colocar em evidência seu faro de artilheiro. Ao todo, o jogador se mostra como o goleador máximo da equipe desde a chegada do novo comandante, fato que coincide com a melhora das performances do Colorado dentro de campo em relação ao primeiro turno da Segundona.

Segundo o próprio comandante Allan Aal, o mérito da evolução de sua equipe no sistema defensivo se dá por conta de um aumento na confiança do grupo de forma geral, sentimento que vem sendo desenvolvido com a conquista de vitórias e a perspectiva do clube deixar o Z4. Além disso, Aal também exalta a capacidade de seus comandados estarem demonstrando dentro de campo os ajustes feitos pela comissão técnica em sessões de treinamentos prévios aos duelos, que evidencia a união de ideais de todo o grupo.

AGENDA

Após conquistar uma virada heroica diante do Guarani para se manter vivo na luta contra a zona de rebaixamento, o Vila Nova buscará continuar a revolução de sua campanha na Série B do Campeonato Brasileiro somente no dia 17 de setembro (sábado), às 16h30, diante do Brusque, no Estádio Augusto Bauer, em partida válida pela 30ª rodada do torneio.