Melhorando! Vila Nova diminui probabilidade de rebaixamento após vitória; confira as estatísticas

Allan Aal Vila Nova
Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Vila Nova e Guarani se enfrentaram na última terça-feira (6), às 21h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação de momentos mistos, porém marcado pelo bom aproveitamento das poucas chances criadas, o Tigre foi capaz de arrancar uma vitória pelo placar de 2×1, com gols de Yuri, Dentinho e Matheus Mancini. O duelo, além de marcar o retorno do Colorado ao caminho das vitórias, também foi responsável por diminuir sua probabilidade de rebaixamento na competição, estatística calculada por uma universidade mineira.

Zagueiro do Vila Nova expõe estratégia por trás de gol decisivo e aposta em outra boa sequência do Tigre

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vila Nova foi capaz de reduzir para 53,9% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pela vitória heroica do último início de semana, diante do Guarani, bem como da manutenção de resultados medianos/positivos nas últimas rodadas. A estatística, que na rodada passada se encontrava em 71,4%, agora se mostra como a terceira maior da competição, atrás de Náutico (91,5%) e Guarani (77,2%); o quadro do Tigre pode se tornar ainda melhor e com uma probabilidade ainda mais baixa caso o Operário – que atualmente apresenta 48,3% de chances de cair – seja derrotado nesta rodada, em partida diante do Cruzeiro.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Colorado após o término da 29ª rodada da Segundona, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série B. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos já não se mostra o melhor “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, com as equipes agora mirando os 46 pontos, total que reflete somente 0,247% de chances de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Vila Nova ainda precisa garantir mais 15 pontos em oito partidas, bastando conquistar cinco vitórias.

AGENDA

Após conquistar uma virada heroica diante do Guarani para se manter vivo na luta contra a zona de rebaixamento, o Vila Nova buscará continuar a revolução de sua campanha na Série B do Campeonato Brasileiro somente no dia 17 de setembro (sábado), às 16h30, diante do Brusque, no Estádio Augusto Bauer, em partida válida pela 30ª rodada do torneio.