Lembra dele?! Ex-Vila Nova participa de final continental emocionante e se sagra tricampeão da Liga Europa

Sevilla Liga Europa
Foto: Joe Klamar/AFP

Após acumular sua primeira derrota da Série B deste ano, o Vila Nova tentará dar a volta por cima e se manter no G4 da competição em seu próximo duelo, no qual enfrentará o Sampaio Corrêa, no próximo sábado (3), às 18h15, em pleno OBA, partida válida pela 10ª rodada da Segundona. Em meio aos momentos de preparação, o Colorado observou uma de suas crias da base concretizar mais um grande feito por seu clube atual na Europa.

Atacante do Vila Nova cita qualidade do elenco e apoio da torcida como motivos de sucesso na Série B: “Não tem segredo”

Concretizando um final de temporada de sucesso na Europa, o volante Fernando acabou de garantir, mais uma vez, uma vitória na final da Europa League – segundo título continental mais cobiçado pelas equipes do Velho Continente. Um dos produtos das categorias de base do Vila Nova que encontrou mais sucesso em sua carreira fora do Brasil, o veterano coroou sua 16ª temporada seguida na Europa com seu terceiro título da competição, sendo o segundo com seu atual clube, o Sevilla. Mesmo imerso em uma temporada decepcionante no Campeonato Espanhol – no qual se viu, em um certo momento do torneio, brigando contra o rebaixamento -, o clube de Sevilha manteve seu recorde impressionante na competição continental, tendo alcançado seu sétimo título continental em 18 anos após despachar a Roma em uma disputa emocionante, resolvida nos pênaltis.

Fernando, portanto, repete um roteiro que já observou em duas ocasiões em sua carreira. Na temporada de 2010/11, quando se encontrava como parte da equipe do Porto, foi capaz de auxiliar os gigantes portugueses a despacharem o Braga pelo magro placar de 1×0, assim conquistando o mais importante título de sua carreira até então (em seu primeiro clube após deixar o Vila Nova). Enquanto isso, na temporada de 2019/20 e já como parte do elenco do Sevilla, o volante se mostrou como uma das peças integrais da equipe que venceu a Inter de Milão por 3×2.

Parte das categorias de base do Vila Nova desde 2003, Fernando acumulou três temporadas pela equipe principal do Colorado antes de comprar sua passagem rumo a Europa, tendo se destacado no ano de 2006 quando acumulou 23 aparições pelo Tigre. No Velho Continente, defendeu as cores do Porto por seis anos, antes de ser contratado pelo poderoso Manchester City de Pep Guardiola, onde atuou por três anos. Em seguida, disputou mais duas temporadas na Turquia, pelo Galatasaray, antes de se mudar para a Espanha e assinar com o Sevilla.

Além dos três títulos de Europa League, acumula em seu currículo quatro conquistas do Campeonato Portuguêsdois Campeonatos Turcostrês Copas de Portugaluma Taça da Turquia e uma Copa da Liga Inglesa.

AGENDA

Após acumular sua primeira derrota da Série B deste ano, o Vila Nova tentará dar a volta por cima e se manter no G4 da competição em seu próximo duelo, no qual enfrentará o Sampaio Corrêa, no próximo sábado (3), às 18h15, em pleno OBA, partida válida pela 10ª rodada da Segundona.