Invicto contra os líderes, Vila tropeça diante dos piores times da Série B

Como explicar a campanha do Vila Nova na Série B do Brasileirão? Após vitórias sobre Internacional e Figueirense, o time goiano recebeu o lanterna Náutico, na última terça-feira, com possibilidade de se consolidar ainda mais no G-4 da competição. Mas a surpreendente derrota por 1 a 0 fez com que a equipe comandada por Hemerson Maria caísse para o terceiro lugar apenas dois pontos à frente do Londrina, oitavo colocado e próximo adversário do Tigrão.

A derrota para o Náutico também comprovou uma estranha marca do Vila nesta competição: ganhar dos concorrentes mais fortes e tropeçar diante de equipes que estão mal na tabela de classificação. Basta ver o retrospecto colorado contra os sete primeiros colorados: em seis partidas (o Vila é um dos sete melhores), foram quatro vitórias e dois empates.

Todos estes confrontos foram disputados no Serra Dourada, em Goiânia. Ou seja, no segundo turno, o Tigrão visitará os melhores times da Série B e receberá aqueles que neste momento fazem campanha ruim.

O cenário é completamente oposto quando consideradas as partidas contra as equipes que lutam contra o rebaixamento. A vitória contra o Figueirense, no último sábado, foi a única diante dos clubes da parte de baixo da tabela. Em sete partidas, foram cinco derrotas, um empate e somente uma vitória.

Com 29 pontos, o Vila Nova visita o Londrina na próxima segunda-feira, no encerramento do primeiro turno. O técnico Hemerson Maria sabe que o time pode render bem mais do que apresentou na última terça, porém, não entra em desespero.

– Conseguimos duas vitórias importantíssimas contra Internacional e Figueirense. Não é um resultado negativo que vai tirar nossa convicção. Não somos o Barcelona, mas também não somos o pior time do mundo. É um grupo competitivo. Sabemos onde podemos melhorar, isso é importante. Tivemos uma conversa sóbria com o grupo – analisa o treinador colorado.

Vila Nova contra os primeiros colocados:
4 vitórias e 2 empates (aproveitamento de 77%)

Vila Nova 2 x 0 América-MG (1º colocado)
Vila Nova 2 x 1 Internacional (2º colocado)

Vila Nova 1 x 1 Ceará (4º colocado)
Vila Nova 3 x 1 Guarani (5º colocado)
Vila Nova 0 x 0 Juventude (6º colocado)
Vila Nova 3 x 2 Paraná (7º colocado)

Vila Nova contra os últimos colocados:
5 derrotas, 1 empate e 1 vitória (aproveitamento de 19%)

Vila Nova 0 x 1 Náutico (20º colocado)
ABC (19º colocado) 1 x 0 Vila Nova
Figueirense (18º colocado) 0 x 1 Vila Nova
Luverdense (17º colocado) 1 x 1 Vila Nova
Brasil de Pelotas (16º colocado) 3 x 0 Vila Nova
Santa Cruz (15º colocado) 1 x 0 Vila Nova
Vila Nova 1 x 2 Paysandu (14º colocado)

Fonte: Globoesporte