Foco! Vila Nova luta para não acumular pior campanha de 1º turno na era dos pontos corridos

Foto: Reprodução/Twitter/Vila Nova

Imerso em uma situação delicada após seus resultados mais recentes na competição, o Vila Nova já está focado em seu próximo compromisso da Série B do Campeonato Brasileiro. Tendo em vista um desafio diante de um dos times da ponta da tabela, o Colorado se encontra na iminência de duelar contra o Sport, em embate que será realizado nesta segunda-feira (18), na Ilha do Retiro. Para o Tigre, o duelo não só marca uma chance de iniciar uma reação em sua temporada, mas também de tentar evitar a realização de sua pior campanha em um primeiro turno desde a transformação para o formato de pontos corridos.

Definido! Vila Nova conhece equipe de arbitragem que comandará duelo contra o Sport

O Vila Nova se encontrava desesperado para não encerrar o primeiro turno da competição na parte de baixo extrema da tabela, porém a derrota acumulada para o CSA, dentro de casa na última sexta-feira, significou a perda da possibilidade de se livrar da última colocação na virada dos turnos. Portanto, a motivação agora se vê voltada para não deixar o vice-lanterna Guarani escapar de sua vista, clube que se encontra quatro pontos à frente do Colorado; para isso, a equipe contará com mais um compromisso, com o duelo sendo diante do Sport, clube da ponta da tabela. Atualmente, o Tigre conta com 13 pontos conquistados em 18 rodadas, podendo chegar a 16 no final da primeira metade do campeonato.

O objetivo de conquistar os três pontos na próxima rodada não somente se mostra relevante para a continuidade da campanha da equipe na edição da Série B deste ano, mas também apresenta um valor histórico. Isso porque, atualmente, os comandados de Allan Aal encaram a possibilidade de protagonizarem a pior campanha dos pontos corridos do Vila Nova em um primeiro turno da segunda divisão; desde 2006, o Tigre nunca encerrou o primeiro semestre da competição ostentando menos de 14 pontos.

Vila Nova 2014
Foto: Divulgação/Gazeta Press

Em sua pior campanha já registrada desde 2006 – quando o sistema de tabela única e pontos corridos foi instaurado -, o Vila Nova foi capaz de acumular somente 14 pontos em 2014, conquistados através de quatro vitórias, dois empates e 13 derrotas; a má fase do clube acabou se traduzindo para a totalidade do campeonato, com o Colorado sendo rebaixado ao final da competição, na vice-lanterna, com somente 32 pontos.

Analisando este mesmo período de 16 anos, o Tigre acumulou menos de 20 pontos em primeiros turnos somente em outras duas ocasiões, em 2010 – quando registrou 17 – e em 2021 – quando ostentava 19 pontos. Em outras 13 temporadas que anotou mais de 20 pontos, os destaques ficaram para as campanhas de 2008 e 2017, quando o clube goiano foi capaz de chegar à marca de 32 pontos e se estabelecer na parte de cima da tabela.

Confira o total de pontos acumulados pelo Vila Nova no 1º turno da Série B desde 2006:

2006 – 26 pontos

2008 – 32 pontos

2009 – 23 pontos

2010 – 17 pontos

2011 – 23 pontos

2014 – 14 pontos

2016 – 25 pontos

2017 – 32 pontos

2018 – 30 pontos

2019 – 20 pontos

2021 – 19 pontos

AGENDA

Após recolher mais um resultado negativo em seu último compromisso, o Vila Nova contará com pouco tempo para se preparar para seu próximo duelo da Série B do Campeonato Brasileiro, já que entrará em campo na próxima segunda-feira (18), às 20h, diante do Sport, em plena Ilha do Retiro, duelo válido pela 19ª rodada da competição.