Estádio Frasqueirão
Foto: Beto Corrêa/Vila Nova

Em partida marcada por gol contra e ‘paredão’ adversário, Vila Nova é derrotado pelo ABC e se mantém na Série B

Vila Nova e ABC se enfrentaram neste sábado (25), às 17h, no Estádio Frasqueirão, em partida válida pela 38ª rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação ofensivamente produtiva, mas cometendo diversos erros cruciais em seu sistema defensivo, o Tigre foi derrotado pelo placar de 3×2, com gols de Rafael Donato (dois a favor e outro contra) e Thonny Anderson (x2). Com o revés, os comandados de Higo Magalhães encerraram sua campanha na Segundona deste ano na 8ª colocação, com 61 pontos.

Adeus?! Lateral do Vila Nova vira alvo de equipe da Série A e gera dúvidas acerca de seu futuro no Tigre

PRIMEIRO TEMPO

Precisando da vitória para assegurar sua ida à Série A de 2024, o Vila Nova iniciou o duelo com o ímpeto ofensivo esperado de um time que precisa, desesperadamente, dos três pontos. Durante os minutos iniciais, os visitantes dominaram a posse de bola e a todo tempo buscavam espaços na zaga adversária para chegarem perto do gol. Perto da marca dos 10′, porém, o ABC passou a crescer no duelo e por pouco não inaugurou o placar com um chute de Thonny Anderson; minutos depois, o gol para os donos da casa foi registrado, entretanto a partir da cabeça de Rafael Donato, que escorou uma cobrança de falta para o fundo das redes de Dênis Jr. O tento aparentou mexer com o Colorado, que passou a pressionar o Alvinegro em seu campo de defesa, mas sem registrar chances claras de gol e parando constantemente na zaga adversária. Este ímpeto ofensivo incessante durou até os 41′, minuto em que o ABC novamente foi capaz de marcar; se livrando da marcação, Thonny Anderson invadiu a área e disparou uma bomba para estufar a meta colorada e complicar ainda mais a equipe goiana no início de noite potiguar.

SEGUNDO TEMPO

Buscando não arrefecer diante dos contratempos enfrentados na primeira etapa, o Vila Nova voltou a campo com um ímpeto ofensivo renovado e disposto a pressionar os donos da casa em busca da virada. Logo aos cinco minutos, Juan Christian forçou Michael a realizar uma boa defesa, assim elevando o ânimo dos goianos, que passaram a se jogar totalmente ao campo de ataque. Após algumas alterações realizadas por Higo Magalhães, porém, quem assustou ainda mais foi o ABC; aos 16′, Welliton se viu livre na cara do gol, sendo parado por Rafael Donato no último segundo antes que o atleta pudesse ampliar para três a vantagem dos donos da casa.

No melhor estilo “toma lá, dá cá”, o Colorado respondeu a investida do Alvinegro com mais uma finalização protagonizada por Juan Christian, forçando mais uma ótima defesa do arqueiro Michael. Minutos depois, foi a vez de Dênis Jr se esticar todo para realizar uma defesa em dois tempos após chute de Randerson.

Travando uma batalha individual com o goleiro do ABC, Juan Christian se recusou a se dar por derrotado e, aos 25′, se viu dentro da área em uma ótima posição para disparar uma bomba em direção à meta potiguar; Michael, porém, se prontificou a realizar mais uma defesa espetacular e impedir o tento colorado. De tanto martelar, os comandados de Higo Magalhães enfim foram capazes de colocar a bola no fundo do gol adversário aos 32′, quando Rafael Donato se redimiu de seu erro na primeira etapa ao subir mais do que todo mundo na área para mandar a redonda rumo ao barbante.

O tento aparentou inspirar o clube goiano a buscar a virada, com o Vila Nova tentando, através de cruzamentos, colocar a bola na área adversária. Este período da partida, porém, se viu marcado por diversas faltas e interrupções no segmento das jogadas, fato que atrapalhou o Colorado a exercer pressão no ABC. Em uma reviravolta das mais cruéis, porém, os donos da casa ainda foram presenteados com um pênalti já nos acréscimos do duelo, quando Eduardo Doma cometeu um erro na saída de bola e derrubou Anderson Cordeiro dentro da área; na batida, Thonny Anderson não deu chances a Dênis Jr e cravou o 3×1 no placar.

Após uma confusão nas arquibancadas e o aumento para 18 minutos de acréscimos, o Vila Nova se jogou totalmente ao ataque e até mesmo conseguiu mais um gol de consolo, marcado por Rafael Donato, mas nada que mudasse as perspectivas do clube goiano, já que o duelo se encerrou por 3×2, com o Colorado permanecendo na Série B.