Complicou! Vila Nova aumenta probabilidade de rebaixamento após empate; confira as estatísticas

Allan Aal Vila Nova
Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Vila Nova e Sampaio Corrêa se enfrentaram na última quinta-feira (25), às 19h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida válida pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação pouco criativa e de poucas finalizações, o Tigre só foi capaz de empatar sem gols diante de seu rival maranhense. O empate, apesar de marcar a manutenção da invencibilidade do Colorado neste segundo turno da competição, também foi responsável por aumentar sua probabilidade de rebaixamento na competição, estatística calculada por uma universidade mineira.

Atacante do Vila Nova revela propostas para deixar o clube, mas exalta felicidade em defender o Colorado

De acordo com o que foi calculado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vila Nova foi capaz de aumentou para 68,4% sua probabilidade de rebaixamento nesta temporada, fato causado pelo empate morno do último meio de semana, diante do Sampaio Corrêa, bem como da manutenção de resultados medianos/positivos nas últimas rodadas. A estatística, que na rodada passada se encontrava em 65%, se mantém como a terceira maior da competição, atrás de Guarani (79%) e Náutico (87,7%) – que ainda irão disputar suas partidas nesta rodada; para completar o Z4, o Operário – clube recém introduzido na zona de rebaixamento – ostenta 56,2% de chance de cair.

Além de providenciar números que evidenciam a situação do Colorado após a disputa de seu compromisso pela 26ª rodada da Segundona, o departamento também fornece estatísticas referentes ao caminho que os clubes ameaçados pela rebaixamento poderão trilhar para se manter na Série B. Segundo os matemáticos, a histórica marca de 45 pontos segue sendo o “porto seguro” para clubes que visam escapar do descenso, pontuação que marca somente 0.606% de chances de rebaixamento. Para chegar a tal patamar, o Vila Nova ainda precisa garantir mais 20 pontos em 12 partidas, bastando conquistar seis vitórias e dois empates.

AGENDA

Após interromper seu embalo para sair do Z4 com um empate decepcionante diante do Sampaio Corrêa, o Vila Nova já readapta seu foco para sua próxima partida pela divisão, na qual se verá diante da Chapecoense, na próxima segunda-feira (29), às 20h, em plena Arena Condá, duelo válido pela 27ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.