Com direito a dois gols nos minutos finais, Vila Nova é derrotado pelo Náutico e dá adeus à Copa do Brasil

Náutico x Vila Nova 2023
Foto: Divulgação/Vila Nova

Vila Nova e Náutico se enfrentaram nesta quinta-feira (9), às 19h, no Estádio dos Aflitos, em partida válida pela 2ª fase da Copa do Brasil 2023. Apresentando uma atuação de diversas chances no setor ofensivo, mas com as finalizações sendo paradas pelo goleiro adversário, o Tigre foi derrotado pelo placar de 2×1, com gols de Matheus Carvalho, Neto Pessoa e Nathan. Com o revés, os comandados de Claudinei Oliveira foram eliminados do torneio nacional.

Cofre cheio! Vila Nova e clubes da Série B firmam acordo milionário com empresa de marketing e valores são revelados

PRIMEIRO TEMPO

Desde o início do duelo, ambas as equipes incorporaram o caráter decisivo da partida em que estavam envolvidos e, assim, passaram a demonstrar um volume ofensivo significativo. Se aproveitando do fator casa e do apoio de sua torcida, o Náutico ofereceu os mais diversos perigos à defesa do Vila Nova, com um chute de Matheus Carvalho exigindo uma boa defesa de Vanderlei, aos dois minutos. Este lance serviu de resposta ao Colorado, que havia chegado perto de balançar as redes logo no primeiro minuto de jogo, através dos pés de Neto Pessoa, que parou no goleiro Vagner. A insistência dos donos da casa, porém, se mostrou produtiva, uma vez que aos 13′ o Timbu foi capaz de abrir o placar na noite pernambucana; após um rebote do arqueiro do clube goiano, Kayon foi capaz de cabecear a redonda e estufar a meta colorada. Desta forma, ambas as equipes se direcionaram aos vestiários com o 1×0 no placar.

SEGUNDO TEMPO

Ao contrário do que foi mostrado no início da primeira etapa, o segundo tempo se iniciou de uma forma mais cadenciada, com ambas as equipes se estudando e buscando caminhos de penetrar na área adversária. A primeira chance de perigo foi anotada somente aos 13′, quando Lourenço exigiu uma ótima defesa de Vagner através de uma cobrança de falta precisa. A resposta veio no formato de um contra-ataque para o Náutico, com um cruzamento na área encontrando os pés de Matheus Carvalho, que também parou em uma ótima defesa de Vanderlei. As boas chances prontificaram mudanças táticas em ambas as equipes, fato que diminuiu o ritmo intenso que o duelo havia adotado.

Buscando por mais boas chances de igualar o placar, mas batendo de frente com uma defesa compacta e um time recuado, o Vila Nova se viu imerso em dificuldades para acumular chances de perigo. Já no período de acréscimos, porém, a insistência dos comandados de Claudinei Oliveira se viu recompensada, com Neto Pessoa conseguindo uma casquinha de cabeça em um cruzamento para igualar a fatura e recolocar o Vila Nova na briga pela vaga. O tento tardio foi responsável por injetar ânimo na equipe do Tigre, mas também levou o Timbu a se inspirar a buscar o tento decisivo, algo que foi conquistado no último lance da partida. Após uma cobrança de escanteio, Nathan se aproveitou de um rebote e disparou um chute de fora da área, matando Vanderlei e carimbando a ida dos donos da casa à próxima fase do torneio nacional.