CBF bate o martelo e define quando será o começo dos torneios estaduais em 2022

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou hoje (4) aos clubes o calendário para a temporada 2022 do futebol brasileiro. No cronograma montado pela entidade, os estaduais vão começar a partir do dia 26 de janeiro. Assim, o próximo ano do futebol brasileiro vai ter o seu início durante uma data Fifa.

A seleção tem compromissos pelas Eliminatórias nos dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro. Logo, quem atua em solo brasileiro terá um problema maior para estar em forma, caso esteja nos planos de Tite para os jogos contra Equador e Paraguai. Outro problema para os clubes no início de 2022 será o curto tempo de preparação.

As equipes terão no mínimo dez dias de pré-temporada, visto que as férias serão de um mês e iniciam em 15 de dezembro de 2021. Esse dia é para os jogadores que estarão na final da Copa do Brasil, na decisão entre Atlético-MG e Athletico. Já os que estarão apenas na disputa do Brasileirão e terão o período iniciado na quinta-feira (09), devem retornar em 9 de janeiro.

O calendário de 2022 é peculiar por conta da Copa do Mundo, disputada a partir de 21 novembro e que demandará liberação máxima dos jogadores no dia 14. Mesmo assim os estaduais continuam com 16 datas. A alteração sobre o Mundial fará com que Brasileirão termine bem antes do que o normal, ainda em 13 de novembro.