Vila Nova e Guarani se enfrentaram nesta terça-feira (6), às 21h30, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida válida pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação de momentos mistos, porém marcado pelo bom aproveitamento das poucas chances criadas, o Tigre foi capaz de arrancar uma vitória pelo placar de 2×1, com gols de Yuri, Dentinho e Matheus Mancini. Em meio às comemorações do triunfo, o Colorado também se tornou ciente de um novo desdobramento relacionado ao seu polêmico duelo diante do Grêmio, realizado na semana passada.
Vila Nova x Guarani: Veja os gols e melhores momentos do jogo
De acordo com o que foi reportado pelo jornalista Bruno Daniel, o árbitro Sávio Pereira Sampaio – que comandou o duelo entre Vila Nova e Grêmio, válido pela 28ª rodada da Segundona – deve ser afastado temporariamente das escalas dos jogos organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por conta de um erro considerado grave na partida que resultou em uma vitória do Tricolor Gaúcho.
O principal foco das reclamações do Colorado se mostrou o lance de origem do segundo gol do Grêmio: após uma disputa de bola, Kaio Nunes se viu derrubado por Rodrigo Ferreira dentro da área, lance que não foi marcado pelo árbitro de campo, Sávio Pereira Sampaio; na sequência da jogada, Diogo Barbosa foi capaz de encontrar a cabeça de Thaciano, que ampliou o placar para os donos da casa.
Em comunicado emitido pelo próprio clube através de suas redes sociais, no início da semana, o Vila Nova se mostrou direto ao reclamar não somente dos lances polêmicos protagonizados em seu último duelo, diante do Grêmio, como também em outros momentos de sua campanha na Série B.
Confira a nota emitida abaixo:
“O Vila Nova Futebol Clube repudia veementemente a atuação da arbitragem no Campeonato Brasileiro da Série B 2022.
Por repetidas vezes, com árbitros de campo e de vídeo, o Vila Nova F.C. foi prejudicado de forma substancial, sendo o último episódio diante do Grêmio, pela 28ª rodada, quando o atacante Kaio Nunes sofreu pênalti, a falta não foi marcada e na sequência do lance a equipe gaúcha marcou gol. Ao que o VAR chamou o árbitro Sávio Pereira para averiguar a penalidade, este fingiu que nada ocorreu e validou o gol do Grêmio.
É recorrente este tipo de erro na competição, não só contra o Vila Nova F.C. Contra nós, elencamos, por exemplo, o pênalti marcado a favor do Criciúma, em que a bola tocou no braço do lateral Alex Silva, que por sua vez estava com os dois braços para trás e colados em seu corpo. Com o mesmo atleta, uma expulsão contra o Novorizontino em lance que sequer houve falta.
Contra o mesmo Grêmio, o defensor gremista impediu um gol do colorado usando uma de suas mãos e não houve marcação de pênalti por parte do árbitro e nem mesmo indicação de checagem do VAR. Há ainda outros lances como a falta marcada pelo atacante Matheus Souza, que não tinha o adversário no seu campo de visão, em lance que resultaria em importante gol contra o Tombense, em Muriaé.
É inadmissível que uma ferramenta que foi criada para facilitar a atuação da arbitragem e minimizar os erros e danos advindos da aplicação da regra do jogo seja passível de tantos erros, de forma a tirar pontos valiosos e colocar em risco o trabalho de toda uma temporada.
O Vila Nova F.C. tomará todas as medidas cabíveis ante os prejuízos causados pelos erros de arbitragem e irá até as últimas instâncias em busca de justiça”.
AGENDA
Após conquistar uma virada heroica diante do Guarani para se manter vivo na luta contra a zona de rebaixamento, o Vila Nova buscará continuar a revolução de sua campanha na Série B do Campeonato Brasileiro somente no dia 17 de setembro (sábado), às 16h30, diante do Brusque, no Estádio Augusto Bauer, em partida válida pela 30ª rodada do torneio.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.