FIFA avalia criar fundo de emergência para ajudar o mundo do futebol, diz jornal

A maior entidade do Futebol, a FIFA, planeja usar fundo bilionário para ajudar os países e ligas que passam por dificuldades neste momento de crise, devido ao surto do novo coronavírus. A informação é do jornal americano New York Times.

A reportagem diz que a FIFA pretende usar cerca de “centenas de milhões de dólares” de seu caixa, que atualmente possui cerca de 2,7 bilhões de dólares ou 14 bilhões de reais como reserva. A criação do fundo emergencial ainda depende de aprovação por parte do conselho da organização. Mesmo assim, a entidade divulgou um comunicado ao New York Times, onde planeja ajudar todo o mundo do futebol.

Confira nota divulgada pela entidade:

“A Fifa está em uma situação financeira forte, e é nosso dever fazer o máximo para ajudar em uma hora de necessidade. Portanto, confirmamos que a Fifa está trabalhando em possibilidades de dar assistência à comunidade do futebol em todo o mundo, após fazer uma avaliação abrangente do impacto financeiro que essa pandemia terá no futebol”.

O jornal também diz, que a FIFA planeja usar além de sua reserva do caixa, a entidade pode emprestar sua renda de TV e patrocínio para aumentar à ajuda. Esse fundo poderia funcionar como um empréstimo para as Federações, ligas e clubes de todo o mundo, que precisem de mais dinheiro para se manter. Atualmente, a entidade já passa cerca de 6 milhões de dólares, cerca de 31 milhões de reais, na cotação atual, a cada 4 anos para cada uma das 211 associações que fazem parte da organização.