Emissoras rivais explicam por que não concorrem com Globo pelo Brasileiro

Em processo no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), as emissoras de TVs abertas, Record, SBT e RedeTV! explicaram que problemas no modelo de negociação as impedem de concorrer com a Globo pelo Brasileiro apesar de terem interesse na competição. A Band, que era parceira da Globo, destacou alguns entraves, mas apoiou o formato atual.

Desde o início do ano, o Cade abriu um processo para investigar um possível monopólio da Globo em direitos de transmissão esportivos. Isso ocorreu por conta de notícias de distorções nas negociações relacionadas aos direitos de TV fechada no Nacional, em disputa entre Sportv e o Esporte Interativo.

Leia também

A investigação, no entanto, se tornou mais abrangente. No meio do ano, o Cade enviou ofícios às redes de TVs abertas para saber do seu interesse pelo Brasileiro. Todas revelaram ter interesse, mas se sentem impedidas por entraves, segundo respostas enviadas em junho de 2016.

A Record respondeu: ”À Record sempre interessa a possibilidade de participar da negociação justa e em termos razoáveis dos direitos de transmissão de campeonatos esportivos em geral e, em especial, do Campeonato Brasileiro de Futebol.”

Uma das reclamações da emissora foi o fato de não haver uma regulamentação do uso dos direitos de imagem dos clubes em partidas entre dois deles. Ou seja, uma emissora pode comprar só de um time e não poder passar o jogo por não ter os direitos do outro. ”A negociação direta dos direitos de transmissão pelos clubes é um modelo interessante, todavia deve-se regulamentar os conflitos de direito de imagem na transmissão dos eventos”, completou. Assim, a emissora poderia comprar só os jogos em casa de um time, por exemplo.

O SBT também se mostrou interessado no Brasileiro e apontou cinco problemas principais no modelo de negociação de direitos da competição. Vamos lista-los abaixo:

a) Falta de uma liga ou associação para negociar em bloco pelos clubes com o fim do Clube dos 13; b) Falta de regulação transparente no processo para definir a venda sem exclusividade; c) Negociação em bloco de todos os campeonatos, regionais, nacionais e sul-americanos; d) Ausência de proibição a pagamentos antecipados na hora da renovação de contratos, o que desestimula a entrada de TVs novas; e) Calendário dos jogos e horários de transmissão que não estimulam presença do público e deixam times dependentes de TVs.

”Fazer uma oferta para aquisição dos direitos de eventos/campeonatos de futebol, no modelo de negócio hoje praticado, que prevê ‘exclusividade’, torna-se inviável para o SBT, e, provavelmente para as demais redes de TV aberta e fechada”, completou a emissora.

A Band também apontou que, na maioria dos países, a negociação dos direitos de televisão é coletivo, embora existam exceções como o México. Mas a emissora destacou que o modelo atual de transmissão é o mais eficiente.

”Cada rodada tem 10 jogos; 2 são selecionados para TV aberta sendo que para a cidade em que o jogo acontece não há transmissão nem por TV aberta nem por assinatura (exceto em pay-per-view); os jogos exibidos na TV por assinatura são transmitidos em horários não concorrentes e o pay-per-view transmite todos os jogos. Com isso, todos os interessados (emissoras, clubes, público e anunciantes) obtêm o melhor resultado possível”, descreveu.

Embora tenha escondido os motivos pelos quais deixou a parceria com a Globo no Brasileiro, a Band deu a entender que foi por conta da queda das taxas de retorno do futebol. Segundo a emissora, o Nacional ”somente é interessante se houver boas perspectivas de retorno dos investimentos realizados, sendo que as taxas vêm caindo gradativamente no caso do futebol, em razão do aumento dos custos dos direitos de transmissão e da conjuntura econômica no Brasil, que evidentemente afeta os anunciantes.”

A RedeTV! foi outra que demonstrou interesse no Nacional, mas pediu uma rediscussão do modelo de negociação. A emissora, no entanto, não apontou quais os problemas.

”Para aumentar a concorrência pelos direitos de transmissão do campeonato em TV Aberta no Brasil, pode-se adotar novos modelos, a fim de permitir maior democratização do acesso do esporte ao público telespectador”, disse. ”Entendemos que o modelo atual necessita de uma discussão mais ampla entre todos os agentes.”

A Globo já se manifestou neste processo e defendeu seu modelo de negociações por pacotes como o mais vantajoso para os clubes. Mas não é possível ler todas as suas posições porque foi requisitada confidencialidade em alguns deles. Publicamente, a emissora já disse que procura o melhor para o futebol brasileiro e que fez modificações em seu modelo ao alterar a divisão de cotas de televisão dos clubes.

Fonte: Rodrigo Mattos

46 Comments

  1. chocopie disse:

    4xbG0V You made some good points there. I did a search on the subject matter and found most individuals will go along with with your blog.

  2. read more disse:

    Hey, thanks for the blog.Really thank you! Cool.

  3. Very good article.Really looking forward to read more.

  4. A big thank you for your blog article.Much thanks again. Cool.

  5. Wow! Thank you! I always needed to write on my blog something like that. Can I include a portion of your post to my website?

  6. There is noticeably a bundle to learn about this. I assume you made certain nice points in features also.

  7. Giay cao got disse:

    yay google is my queen aided me to find this outstanding internet site !.

  8. dog xxx disse:

    Major thanks for the blog article.Really looking forward to read more. Great.

  9. Say, you got a nice post.Really looking forward to read more. Awesome.

  10. I’ve been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It?s pretty worth enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as you did, the web will be a lot more useful than ever before. https://issuu.com/thepi1blog/docs/fellowship-of-the-sun_-quest-for-so

  11. you have got a terrific weblog here! would you wish to make some invite posts on my weblog?

  12. om artros disse:

    It is really a nice and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  13. visit website disse:

    With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?

  14. visit website disse:

    This blog is without a doubt educating additionally diverting. I have chosen a lot of useful things out of this source. I ad love to visit it again soon. Cheers!

  15. There as certainly a lot to know about this topic. I love all the points you ave made.

  16. drawing disse:

    you have an excellent blog right here! would you wish to make some invite posts on my weblog?

  17. what is mca disse:

    Informative and precise Its hard to find informative and accurate info but here I found

  18. I will immediately grasp your rss feed as I can not find your e-mail subscription link or newsletter service. Do you have any? Kindly let me recognize in order that I could subscribe. Thanks.

  19. You may have a very good layout for the blog i want it to utilize on my web-site as well

  20. for more info disse:

    Say, you got a nice blog post.Really thank you! Keep writing.

  21. Pierre signe astrologique horoscope septembre balance Here is my homepage; voyance en ligne gratuite

  22. This is really interesting, You certainly are a very qualified blogger. I possess joined your rss and enjoy seeking more of one as fantastic post. Also, I have got shared your blog in my myspace!

  23. Loving the publish.. all the best So pleased to get identified this post.. sure, analysis is having to pay off. My personal web browsings seem full.. thank you.

  24. Simply wanna input that you have a very decent website , I like the style and design it actually stands out.

  25. I really liked your blog.Thanks Again. Keep writing.

  26. Houston disse:

    just click the following internet site WALSH | ENDORA

  27. click here disse:

    I really liked your blog.Really looking forward to read more. Cool.

  28. Thanks for sharing this fine post. Very interesting ideas! (as always, btw)

  29. learn more disse:

    So that as one So that tends to move in the corner. Adam compares the three big players, michael kors handbags,

  30. Click to read disse:

    This is one awesome article post.Really looking forward to read more. Cool.

  31. visit website disse:

    recommend to my friends. I am confident they will be benefited from this website.

  32. click here disse:

    Of course, what a magnificent site and instructive posts, I will bookmark your site.Best Regards!

  33. Really informative post.Much thanks again. Great.

  34. Spot on with this write-up, I seriously believe that this site needs a lot more attention. I all probably be returning to read through more, thanks for the info!

  35. website disse:

    Thanks-a-mundo for the article. Want more.

  36. this website disse:

    It as really a nice and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  37. Im grateful for the blog article.Much thanks again. Fantastic.

  38. This particular blog is definitely entertaining as well as factual. I have picked helluva helpful tips out of this source. I ad love to visit it again soon. Thanks a bunch!

  39. Nice post! Also visit my site about Clomid challenge test

  40. web site disse:

    Thanks-a-mundo for the blog post.Really thank you!

  41. w88 world disse:

    magnificent points altogether, you just won a brand new reader. What may you suggest in regards to your publish that you made a few days ago? Any sure?

  42. In the event y?u аАааАТƒan at аАааАТƒhoose a coupon

  43. visit website disse:

    Im grateful for the article post.Really looking forward to read more. Fantastic.

  44. I was able to find good info from your articles. http://www.healthinputs.com

  45. Very good blog.Thanks Again.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!