Em meio à pandemia do Covid-19, CBF trabalha com três cenários para o retorno do futebol

Liga Brasileira
Foto: Divulgação/CBF

De acordo com o site “SuperEsportes”, a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, trabalha iniciamente com três possibilidades para uma possível retomada do calendário de competições. Com isso, as possibilidades que estão sob análise vão desde das competições nacionais serem encerradas no final de dezembro com os jogos disputados em ritmo acelerado( com até três rodadas em uma semana).

Já a outra alternativa será avançar para 2021, sendo concluído em janeiro, ou mesmo haver uma mudança na fórmula de disputa. Na análise dos cartões, tem sido vista como a pior opção possível e, por enquanto, ainda não está definido tanto pela Série A, quanto pela Série B, C e D.

Para exemplificar sobre o assunto, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro explicou o seu ponto de vista. “Todo dia nós temos reuniões. São três cenários básicos. Se for reiniciado em um espaço de curto a médio prazo, com jogos realizados terça, quinta e domingo, dá para terminar direto. Se demorar de médio a longo prazo, temos que trabalhar com a hipótese de estender e ir até o próximo ano, entrando para janeiro. Na primeira hipótese, aumenta-se o número de datas e ganha o mês de dezembro, até o final do mês. No segundo cenário, começando muito tarde, mesmo jogando três vezes por semana, não se consegue terminar esse ano e adentra para 2021”, explicou Evandro.

Outra possibilidade seria reduzir o número de rodada de todas às divisões, mas o torneio se for iniciado no segundo semestre tem a possibilidade de ser encerrado em janeiro.

Antes de começar os torneios nacionais, as competições estaduais pelo país precisam ser encerradas antes e os presidentes das federações estão se reunindo para definir qual seria o melhor caminho para os clubes que estão disputando. Logo depois, à CBF vai definir como será a disputa e o reagendamento das datas dos Campeonatos Brasileiros da Série A, B, C e D.