De Norte a Sul: com o “pé” na elite do Brasileiro, Série B inicia nesta sexta

A Série B do Brasileiro de 2017 inicia oficialmente nesta sexta-feira, com quatro partidas. Em destaque quase que isolado, o Internacional disputa a segundona pela primeira vez em sua história. Enquanto o time “mergulha” no desconhecido, o Paraná Clube, do outro lado da corda, vem com pompa de proprietário e chega à sua 10ª participação consecutiva na divisão.

Entre os extremos da edição, a Série B conta com sete clubes do Sul, cinco nordestinos, quatro do Sudeste, três do Centro-Oeste e apenas um da Região Norte. Dos 20, apenas cinco foram campeões estaduais neste ano. De desacreditados a postulantes, é hora de trocar o chip. Conheça os personagens que lutam por uma vaga à primeira divisão.

Estrela: Moisés, principal válvula de escape e artilheiro do time na temporada com seis gols marcados.

Quem sou eu? Bicampeão da Série C (o único além do rival Atlético-GO) e segundo maior vencedor do Campeonato Goiano com 15 títulos.

Momento: entra sob desconfiança após derrota para o Goiás na final do Campeonato Goiano. O time não conseguiu convencer ao longo da temporada e fracassou na Copa do Brasil.

Análise GE: depois da 9ª colocação do ano passado, o Vila Nova entra na Série B em condições de fazer mais uma campanha segura. Embora não seja candidato ao acesso, o time goiano, vice-campeão estadual, mostra capacidade para pelo menos ser competitivo no Campeonato Brasileiro e evitar maiores sustos.

Retrospecto na B: O Tigrão é freguês de carteirinha da Série B. Nos últimos 20 anos, participou 16 vezes da Segunda Divisão, mas nem sempre com campanhas animadoras – foi rebaixado em 2006, 2011 e 2014.

Primeira rodada

Sexta-feira (12)
CRB x Ceará
Guarani x Brasil de Pelotas
Juventude x Luverdense
Náutico x América-MG
Sábado (13)
ABC x Paraná
Criciúma x Santa Cruz
Londrina x Internacional
Boa Esporte x Vila Nova
Goiás x Figueirense
Paysandu x Oeste

Para conferir a lista de todos os times: Globoesporte