Confira a cronologia das atividades propostas pela CBF em meio à crise da pandemia do novo coronavírus

Foto: O Popular

A marca de 100 dias de competições paralisadas no Brasil chegou e com ela veio a preocupação dos clubes em voltar às atividades e continuar as competições. A CBF, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o retorno das duas principais competições nacionais, que são, a Copa do Brasil e o Brasileirão Séries A, B, C e D. A entidade ajudou grande parte dos clubes para o retorno dos treinamentos e, inclusive, doou parte de sua arrecadação para os clubes da Séries C e D. Veja a cronologia das atividades propostas pela CBF e como impactaram os clubes nacionais:

MARÇO – Início da pandemia

  • Paralisação dos campeonatos estaduais;
  • Congelamento das cotas de TV;
  • Pressão dos clubes por posicionamento da CBF.

ABRIL – Primeira ação

  • 02/04: Clubes da Série C pedem apoio da CBF
  • 07/04: CBF responde
    Cada clube que disputa as séries C e D do Campeonato Brasileiro recebeu um auxílio financeiro de  “duas vezes a folha salarial média dos atletas de cada uma dessas divisões”. A mesma medida também foi aplicada ao futebol feminino e destinada aos clubes que disputam as Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, os clubes até então mais desamparados pela crise gerada pela pandemia foram os primeiros a obter um apoio da entidade.

MAIO – Pressão por volta

O congelamento das cotas de TV provocou nos clubes um desejo desesperado de voltar a jogar. Para as equipes pequenas, as receitas oriundas da disputa dos campeonatos estaduais é crucial para manter a sobrevivência. Diante da pandemia, voltar a jogar se tornou uma saída para problemas como atrasos salariais e inadimplência financeira.

JUNHO – Nova ajuda: para clubes das Séries A e B

A CBF disponibilizou aos Clubes que disputam a Série A uma linha de crédito total de até R$ 100 milhões de reais. Os recursos foram concedidos tendo como garantia os valores a receber pelos clubes referentes ao contratos de direitos de transmissão das competições que disputam e prêmios por desempenho nesses campeonatos.

*Fonte: Site Torcedores.com

A CBF tinha como previsão inicial que o Brasileirão retomasse no dia 15 de agosto, mas com a indefinição dos Campeonatos Estaduais e o aumento do número de casos da Covid-19 no país, o início das competições podem ser adiadas. Apenas o estado do Rio de Janeiro e de Santa Catarina já liberaram o retorno das competições. No Rio de Janeiro, o Campeonato Carioca deve retornar no próximo final de semana, já o Campeonato Catarinense está programado para iniciar no próximo dia 8 de julho.







Os comentários estão encerrados.

error: Content is protected !!