Clubes brasileiros estudam alternativas para acelerar retorno do futebol em 2020

Foto: Divulgação/ Comunicação do Vila Nova

Como alternativa à paralisação dos campeonatos por todo o país, os dirigentes estudam novas medidas para antecipar o retorno das competições pelo Brasil. Muitas equipes estão ficando no prejuízo e precisam rescindir o contrato com alguns jogadores, enquanto outras equipes estão perdendo os seus patrocinadores.

Os dirigentes de alguns clubes brasileiros, tomaram a iniciativa de procurar equipes médicas e o Ministério da Saúde, para protocolar os testes em jogadores, para que as competições sejam antecipadas, com até dois meses sem a presença de torcedores nos estádios.

Em reunião da Comissão Nacional de Clubes, algumas medidas começam a ser tomadas para o breve retorno do futebol no país. Com a iniciativa dos dirigentes, a tendência é que o futebol retorne com antecedência em relação a outros países. Os dirigentes alegam que sem futebol, não há faturamento, logo, não conseguem pagar os salários e manter os jogadores e funcionários por muito tempo. Equipes menores, como algumas das Séries B, C e D, podem fechar as portas com a longa suspensão das partidas.

Uma alternativa a tudo isso, é diminuir a quantidade de pessoas nos estádios, sem torcida é claro, mas com menos pessoas da imprensa e da própria comissão técnica dos clubes. Além de uma fiscalização mais dura com os jogadores e comissão técnica.

A maioria dos clubes, deram férias coletivas para todos os funcionários, incluindo os jogadores, pelo menos até o dia 20 de abril, podendo ser estendida até o final do mês. Após isso, a tendência é que os atletas voltem aos poucos para os treinamentos e voltem a jogar. A pedida dos clubes é que a CBF dê pelo menos 15 dias de prazo para que os jogadores possam treinar antes do retorno às competições.

Outra dúvida, é como será o andamento dos estaduais, visto que no calendário original, o Brasileirão iniciaria em maio, mesmo a CBF, argumentando que as competições regionais e estaduais são prioridade.