APFUT de olho nas antecipações de receitas dos clubes

APFUT CRIA COMISSÃO PARA DEBATER VERBA DE TV RECEBIDA PELOS CLUBES

Os membros da Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut) se reuniram pela primeira vez na tarde desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, quando aprovaram o regimento de atuação do órgão que fiscalizará os clubes junto às contrapartidas para participar do programa de parcelamento de dívidas fiscais.

Apesar da aprovação do documento, foram criadas duas comissões para debater dois temas polêmicos.

Segundo o Lance!, por Fabio Suzuki, o principal deles é em relação à verba já recebida pelos clubes como luvas em contratos pelos direitos de transmissão que passarão a vigorar nos próximos anos. No texto da Lei do Profut, a atual gestão de um clube só pode antecipar até 30% da receita da próxima administração e há dúvidas se o dinheiro recebido configura adiantamento ou é apenas um bônus recebido das emissoras pelo acordo. Entre os integrantes dessa comissão estão o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e o presidente do Santos, Modesto Roma Júnior.

A outra comissão debaterá as diretrizes de atuação na fiscalização dos clubes participantes do programa e pontos a serem avaliados pela Apfut. Entre os integrantes dessa comissão está o ex-jogador Wilson Gottardo, que atualmente é assessor de gabinete do ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

Fonte: Esporte e Mídia