Após encerrar a temporada de 2023 de uma forma melancólica, o Vila Nova passa a focar em seus bastidores visando a preparação para o ano que está por vir e os desafios que o futuro próximo irá lhe proporcionar. Em meio aos preparativos para o final de ano e o começo de um novo ciclo, o Colorado se deparou com uma “maldição” que perdurou ao final desta temporada, já que o clube não foi capaz de alcançar o acesso à Série A do Brasileirão.
Vai ficar! Vila Nova se encontra na iminência de acertar a renovação do vínculo de medalhão do plantel
De acordo com um levantamento organizado e publicado pelo portal Esporte Goiano, tudo indicava que o Vila Nova seria capaz de, em 2023, quebrar seu retrospecto negativo de não ser capaz de subir à Série A mesmo em anos de boas campanhas na Série B, porém a derrota para o ABC no última rodada da Segundona só perdurou a “maldição” existente dentro do clube. Segundo o veículo de notícias, foram três as vezes que o Colorado encerrou um primeiro turno de segunda divisão dentro do G4 da tabela de classificação, sendo elas 2017, 2018 e 2023; porém, nestas mesmas três oportunidades, o Tigre se viu imerso em uma campanha de segundo turno irregular e, ao final das campanhas, sem sua vaga na elite do futebol nacional.
A primeira ocasião em que o Vila Nova foi capaz de encerrar um turno da Série B dentro do G4 foi consolidado na temporada de 2017, quando o clube goiano encerrou as 19 rodadas com 32 pontos, conquistados através de nove vitórias e cinco empates, assim acumulando um total de 56,1% de aproveitamento; no decorrer da campanha deste ano, porém, o Colorado observou uma queda brusca em seu rendimento e encerrou sua participação na Segundona sem o acesso, estacionado na sétima colocação.
No ano seguinte, novamente o Vila fez a alegria de seus torcedores ao se estabelecer na terceira colocação da competição ao final do primeiro turno, desta vez com 30 pontos somados através de oito vitórias e seis empates, sendo dono de um aproveitamento de 52,6%; no segundo turno, também observou uma queda de rendimento e, coincidentemente, colocou um ponto final em sua campanha na competição estacionado na sétima colocação.
Já nesta temporada de 2023, os comandados de Claudinei Oliveira havia sido capaz de encerrar as primeiras 19 rodadas da competição também na terceira colocação, mas ostentando um total de 35 pontos (recorde do time na divisão) conquistados através de 61,40% de aproveitamento. Também contando com um declínio na produtividade dentro de campo no segundo turno, o time agora comandado por Higo Magalhães encerrou a temporada estacionado na oitava colocação.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.