Com 2º tempo frenético e marcado por expulsões, Vila Nova vence o rival de virada e volta a sonhar com o G4

Vila Nova x Atlético-GO 2023
Foto: Isabela Azine

Vila Nova e Atlético-GO se enfrentaram neste sábado (28), às 19h, no OBA, em partida válida pela 34ª rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação resiliente e marcada por um segundo tempo frenético, o Tigre foi capaz de consolidar uma vitória de virada pelo placar de 2×1, com gols de Luiz Felipe, Rodrigo Gelado e Rafael Donato. Com a vitória, os comandados de Higo Magalhães subiram para a 8ª colocação, com 54 pontos.

Ex-atletas do Vila Nova comentam sobre a nova oportunidade de Higo como técnico do Tigre: “Tem todas as condições de…”

PRIMEIRO TEMPO

Absorvendo o clima de tensão e a importância da ocasião que o clássico representava para ambas as equipes, a partida entre Vila Nova e Atlético-GO pouco fluiu durante sua primeira etapa, com a fluidez das jogadas sendo substituída por diversas faltas e pouca movimentação de ambas as equipes. Diante deste cenário, quem primeiro assustou foi o Colorado, aos 23′, quando Cristiano arriscou de fora da área e passou perto da meta de Ronaldo; ainda pelo lado do Tigre, Rafael Donato exigiu uma boa defesa do arqueiro rubro negro ao completar um cruzamento de cabeça no canto do gol atleticano. Já pelo lado do Dragão, Kelvin e Gustavo Coutinho foram os que mais chegaram perto de assustar o goleiro Dênis Jr, com o artilheiro disparando um chute de canhota, mas só vendo a bola se isolar pela linha de fundo.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa, em contraste com o primeiro tempo truncado que ambas as equipes protagonizaram, se iniciou com a inauguração do placar na noite goiana, com o Atlético-GO adquirindo a vantagem através de seu zagueiro Luiz Felipe; aos dois minutos, o defensor se postou no segundo pau da meta colorada e completou uma cobrança de falta, de cabeça, para o fundo do gol. O tento aparentou incendiar de vez a disputa, uma vez que, aos 12′, o Dragão logo voltou ao ataque – mais uma vez com um de seus zagueiros -, desta vez com Alix encerrando um bom contra-ataque dos comandados de Jair Ventura com uma bola para a linha de fundo.

Pelo lado dos donos da casa, a resposta quase veio também através dos pés do defensor Alix, que, por pouco, não marcou um gol contra em uma investida de João Lucas. O Vila Nova, apesar de ostentar a desvantagem no placar, se viu dono de uma vantagem numérica aos 20′, quando Bruno Tubarão recebeu seu segundo cartão amarelo ao simular uma falta e foi para os vestiários mais cedo. A expulsão forçou diversas substituições em ambas as equipes, assim fazendo com que o ritmo da partida diminuísse momentaneamente.

A movimentação mais cadenciada que as alterações forçaram, porém, durou somente até a marca dos 30′, quando o Tigre passou a procurar mais espaços na zaga do Rubro Negro e, assim, acabou achando o gol que empatou a fatura. Aos 34′, Cristiano encontrou Rodrigo Gelado livre na área, que só precisou empurrar a redonda para dentro do gol para igualar o placar na casa colorada. A euforia do tento para os donos da casa, porém, pouco durou, já que foi a vez do Atlético-GO comemorar a expulsão de um homem, com Luciano Naninho também se encaminhando mais cedo ao vestiário após receber seu segundo cartão amarelo.

Novamente iguais nos números de jogadores dentro de campo, os donos da casa foram quem mais se inflamaram com o empate e logo construíram mais duas boas chances de gol; aos 38′, o goleiro Ronaldo operou um milagre após Guilherme Parede disparar uma boa cabeçada em direção à meta. Em seguida, foi a vez de Neto Pessoa se ver cara a cara com o arqueiro do Atlético-GO, com o centroavante tentando encobrir o defensor, mas no processo carimbando a trave rubro negra.

O melhor, porém, ainda estava por vira para os donos da casa, já que os minutos derradeiros da partida reservaram uma grande emoção aos torcedores presentes no OBA. Aos 49′, Rafael Donato se lançou ao ataque e foi capaz de subir mais do que todo mundo na área para acertar uma cabeçada e superar o goleiro Ronaldo, cravando a bola no fundo do gol e consolidando a virada dos donos da casa para assegurar os três pontos e confirmar a vitória por 2×1.