Vila Nova e Vitória se enfrentaram nesta segunda-feira (10), às 20h, no OBA, em partida válida pela 16ª rodada da Série B de 2023. Apresentando uma atuação produtiva e incessante no setor ofensivo, o Tigre foi capaz de triunfar pelo placar de 1×0, com gol de Lourenço. Com a vitória, os comandados de Claudinei Oliveira voltaram a se estabelecer na liderança da competição, com 34 pontos.
Adeus! Vila Nova se despede de zagueiro ‘esquecido’ no elenco de Claudinei Oliveira
PRIMEIRO TEMPO
Fazendo jus à expectativa e à importância que esse duelo representava para ambas as equipes, a primeira etapa do duelo se consolidou com a temperatura elevada, uma vez que tanto Vila Nova quanto Vitória buscaram constantemente abrir o placar na noite goiana. Quem apresentou um maior perigo nos primeiros minutos foram os visitantes, que chegaram ao ataque através de jogadas de lado criadas por Osvaldo e Matheus Gonçalves, com ambos fornecendo Gegê e Léo Gamalho oportunidades boas de balançarem as redes, porém com a dupla não obtendo sucesso. Já pelo lado do Colorado, inverteu o roteiro dos primeiros 45′ ao dominar a segunda parte da etapa, assim acumulando chances com Caio Dantas, Parede e Neto Pessoa, porém também sem obterem sucesso, assim fazendo com que ambas as equipes se direcionassem aos seus respectivos vestiários com o 0x0 no placar.
SEGUNDO TEMPO
Se aproveitando do bom momento que criou ao final da primeira etapa, o Vila Nova iniciou a parte final da partida de forma intensa, logo ameaçando a meta do goleiro Lucas Arcanjo, quando Neto Pessoa arriscou um chute, mas só viu a bola se isolar pela linha de fundo. Em seguida, foi a vez do zagueiro Eduardo Doma subir mais do que todos na zaga adversária e ganhar um cruzamento, porém escorando sem força de cabeça e facilitando a defesa do arqueiro adversário; o lance foi rapidamente seguido por mais uma chance do Colorado, com Parede também completando um cruzamento, mas errando ao direcionar a bola com os pés e vendo a bola sair pela linha de fundo.
O bombardeio do Tigre em direção ao gol baiano ainda perdurou por diversos minutos da segunda etapa, porém atingindo seu ápice aos 16′, quando Parede se aproveitou de um espaço na zaga rubro negra para avançar até a entrada da área e disparar um chute no cantinho do gol, carimbando a trave de Lucas Arcanjo. Após este susto, o Vitória enfim reagiu e direcionou um chute à meta dos donos da casa pela primeira vez no segundo tempo, porém com Gegê isolando a bola após um chute de fora da área.
A ameaça de perigo por parte do Leão, além da constante insistência do Vila Nova em lances ofensivos, fez com que ambas as equipes realizassem alterações na escalação, tempo o suficiente para os comandados de Claudinei Oliveira resgatarem o fôlego e, assim, partirem para cima novamente. Na investida seguinte dos donos da casa, o Colorado enfim foi recompensado pelo ímpeto ofensivo demonstrado até então; aos 30′, Lourenço se desprendeu da marcação e acionou Neto Pessoa, que adentrou na área e devolveu o passe rasteiro para o volante, que completou em direção a uma meta livre de goleiro e, enfim, inaugurou o placar na noite goiana.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.