Vila Nova e Bahia se enfrentaram no último sábado (22), às 16h30, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação pouco ofensiva, mas sólida no setor defensivo, o Tigre foi capaz de consolidar um empate pelo placar de 1×1, com gols de Neto Pessoa e Davó. Com a igualdade, o Colorado estacionou na 12ª colocação, com 46 pontos, enfim conquistando a permanência na Série B para a temporada de 2023.
Diante de 48 mil pessoas, Vila Nova segura o empate, chega aos 46 pontos e sela sua permanência na Série B
MELHORES MOMENTOS
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo na tarde baiana não foi palco de grandes chances, com as estratégias adotadas por ambas as equipes se anulando e, assim, criando uma etapa mais cadenciada em seu ritmo. O Bahia buscou controlar a posse de bola pela maior parte do temo, estudando seu adversário e buscando espaços no sólido sistema defensivo do Vila Nova, mas não sendo capaz de transformar sua dominância em oportunidades que levaram perigo à meta colorada. Em sua melhor oportunidade, o Tricolor exigiu uma boa defesa do goleiro Tony logo nos minutos finais da etapa, através de um chute cruzado de Luiz henrique. Enquanto isso, adotando uma postura mais defensiva e reativa, os comandados de Allan Aal não foram capazes de registrarem chances de perigo, se direcionando ao vestiário ao final do tempo somente com um chute que se isolou pela linha de fundo.
SEGUNDO TEMPO
Indisposto a manter a postura apática que apresentou durante os 45′ iniciais, o Vila Nova retornou do vestiário pretendendo impor um volume ofensivo maior do que seu adversário, desejo que se tornou realidade logo no primeiro minuto através da inauguração do placar. Em bola alçada na área por Matheuzinho em cobrança de falta, Neto Pessoa subiu mais do que o sistema defensivo tricolor e estufou a rede adversária para colocar o Colorado na vantagem. O tento aparentou inflamar os donos da casa, que rapidamente sofreram alterações em sua equipe titular e passaram a partir para cima do clube goiano.
Evidenciando a diferença da equipe após as alterações, o Bahia chegou ao ataque com Rodallega, que cabeceou sozinho dentro da grande área, porém isolando a bola na linha de fundo. A finalização, porém, serviu de prévia do que estava por vir para o Tricolor, já que, minutos depois, os donos da casa foram capazes de igualar o placar; aos 22′, Daniel se viu responsável por levantar uma bola na área, a qual foi ajeitada por Ignácio para que Davó estufasse a rede de Tony com uma potente cabeçada, assim eletrizando a atmosfera da Arena Fonte Nova.
A igualdade no placar foi o bastante para que ambas as equipes passassem a estudar melhor o jogo, com a partida voltando a evidenciar uma boa finalização somente aos 34′, quando Daniel aproveitou uma sobra de bola para disparar um chute que passou rente à trave colorada. A chance final da consolidação de um vencedor na partida foi concretizada nos minutos finais, quando o artilheiro Davó carimbou o travessão de Tony. Após este momento de emoção, o embate teve sua temperatura diminuída e, assim, o empate por 1×1 sendo concretizado.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.