Vila Nova e Bahia se enfrentam nesta sexta-feira (8), às 19h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em partida válida pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Disposto a esquecer o último resultado que recolheu pela competição, o Tigre aposta na renovação da comissão técnica presenciada ao longo da semana para que, assim, os novos nomes injetem um ânimo a mais na equipe e o clube possa se reerguer, aos poucos, da situação delicada em que se encontra no torneio. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Colorado terá que se mostrar ainda mais determinado, já que a equipe se encontra atrás de seu rival baiano nos duelos que ambos já disputaram.
Vila Nova x Bahia: confira onde assistir, prováveis escalações e arbitragem
Ao todo, Bahia e Vila Nova já se enfrentaram em 18 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido aos diversos hiatos que a disputa presenciou ao longo das últimas décadas. Após o primeiro encontro no final dos anos 70, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 1999, enfim quebrando um longo intervalo que já durava 20 anos; além deste marco, os times também ficaram sem se encontrar por seis anos (entre 2010 e 2016) e, mais recentemente, cinco anos (2016 e 2021). Esta, inclusive, será a 14ª ocasião em que o Colorado e o Tricolor disputam um duelo válido pela segundo divisão nacional.
Já foram registradas quatro vitórias do Tigre, enquanto o clube baiano foi capaz de triunfar em nove ocasiões, com cinco empates também sendo registrados. Vila Nova e Bahia também se encontram desiguais no quesito de gols marcados; levando em conta todos os 18 duelos, o Vila foi capaz de marcar 15 gols, acumulando uma média de 0,83 tento por jogo, número que é superado pelo clube de Salvador, que já marcou 24 tentos e acumula uma média de 1,33 gols por partida.

O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado no ano passado, válido pela terceira fase da Copa do Brasil de 2021. Na ocasião, Vila Nova e Bahia lutavam pela classificação para a próxima fase da competição, com o primeiro jogo tendo sido sediado no OBA e se encerrado por 1×0 para os visitantes; na partida de volta, o Tigre não foi capaz de superar os esforços defensivos de seu adversário e, assim, sucumbiu pelo mesmo placar, 1×0, assim consolidando sua eliminação.
Caso precise de inspiração para triunfar nesta sexta-feira, em pleno OBA, os comandados de Allan Aal precisarão resgatar do fundo de sua memória a última ocasião em que foi capaz de realizar tal feito. Há 13 anos, o Tigre protagonizou um triunfo diante de seu rival baiano na condição de mandante, porém em pleno Serra Dourada, em partida válida pela 16ª rodada da Série B de 2009; na ocasião, o Vila Nova foi capaz de anotar um triunfo pelo placar simples de 1×0, contando com um gol decisivo de Washington.
AGENDA
Após acumular mais uma derrota fora de casa diante do líder da competição, o Vila Nova já dá o pontapé inicial em mais um período de preparação para seu próximo duelo, que, novamente, será contra uma equipe do topo da tabela. Em casa, o Colorado enfrentará o Bahia, nesta sexta-feira (8), às 19h, em duelo válido pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.