Os clubes que vão disputar as Séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2017 também vão competir pelo prêmio “Gestão de Campeão”, a ser dado para a agremiação que fechar o ano com a melhor administração. Podem participar os clubes que fazem parte do programa “Por um futebol melhor”, bancado pela Ambev. Não haverá premiação em dinheiro – a ideia é que boas práticas de gestão atraiam novas parcerias e investimentos.
Até agora, 12 clubes já se inscreveram: São Paulo, Ponte Preta, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Bahia e Vitória. A ideia é ampliar o prêmio para as Séries C e D a partir de 2018.
Ao longo do ano, os clubes serão analisados em sete grandes critérios: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base, Sócio Torcedor e Resultados. A avaliação será feita pela empresa de auditoria Ernst & Young.
Haverá quatro sessões de avaliação ao longo da próxima temporada: a primeira, em janeiro, servirá como orientação para os clubes. As seguintes serão em maio, em setembro e em janeiro de 2018. Um dos prêmios será oferecido pela FIA (Faculdade Instituto de Administração), que dará bolsas de estudo para o clube que terminar em primeiro lugar no ranking.
No evento de lançamento do ranking, nesta terça-feira, em São Paulo, a Ambev distribuiu uma cartilha com os detalhes dos critérios de avaliação dos clubes, uma espécie de “manual gerencial e operacional” de um clube de futebol. Por exemplo: será feito monitoramento das contas de água e energia elétrica dos clubes, além de gastos com combustível e fretamento de veículos.
A taxa média de ocupação do estádio de cada clube será levado em consideração. Também haverá avaliações sobre profissionais específicos, como o presidente, o diretor de futebol, o diretor de marketing e outros.
Veja mais notícias do Vila Nova, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Vila Nova Futebol Clube.